Premium Only Content
![Chapolin [Pause o Vídeo Caso Não Consiga Ler]](https://1a-1791.com/video/s8/1/1/w/-/Q/1w-Qk.qR4e-small-Chapolin-Pause-o-Vdeo-Caso-.jpg)
Chapolin [Pause o Vídeo Caso Não Consiga Ler]
El Chapulín Colorado (Chapolin no Brasil) é um seriado de televisão mexicano produzido pela Televisa e exibido entre 1973 e 1979. Criada, escrita, dirigida e estrelada pelo comediante Roberto Gómez Bolaños, a série parodiava os super-heróis estadunidenses, e fazia constantemente críticas sociais em relação à América Latina.
Nos primeiros episódios da série, a falta de estrutura da pequena emissora local em que era exibida era muito evidente. Poucos atores participavam, destacando-se, entre eles, Ramón Valdés e María Antonieta de las Nieves, que já trabalhavam no programa de Chespirito desde 1968. Os capítulos tinham, em média, 10 minutos de duração e faziam parte do programa Chespirito, de onde surgiram, ainda como figurantes, Florinda Meza e Carlos Villagrán.
Na ocasião da primeira confecção do uniforme, só havia quatro cores de tecido na emissora: azul, preto, branco e vermelho. Preto não era interessante porque, para Chespirito, dava a impressão de luto. Branco também era ruim para a televisão, por ser uma cor muito clara, que refletia no vídeo analógico da época. Azul inviabilizava o uso do chroma key, recurso que Chespirito planejava usar. Optou-se, então, pelo vermelho, não porque contivesse algum significado especial, mas por simples eliminação. E surgiu o "colorado" do nome do personagem. Bolaños até chegou a cogitar o nome "El Chapulín Justiciero", mas logo percebeu a carga moral que esse nome trazia. Como a intenção não era política e sim cômica, "Colorado" foi o escolhido.
Baseado na cor escolhida Bolaños teve a ideia de fazer do super-herói um gafanhoto. Isso porque, no México, há uma espécie de gafanhoto vermelho conhecido como chapulín, que é usado na alimentação. A palavra chapulín vem do náuatle, língua dos astecas, e significa grilo, gafanhoto. Em se tratando de super-heróis, é comum que tenham estampada em seus uniformes a primeira letra de seus nomes, mas Chapolin tem duas: (CH). Entretanto, no alfabeto espanhol, o dígrafo CH foi considerado (até 1994) como uma única letra ("che", pronunciada tche), mesmo que seja escrita com dois caracteres. Os nomes de todos os personagens de Roberto Gómez Bolaños começam com "CH".
Chespirito, tinha feito o personagem para que outros atores o interpretassem como um filme, e que rapidamente foi rejeitado devido as características do personagem. O próprio Chespirito abandonou esta ideia e o fez como um quadro em seu programa, dando vida ao personagem. O seriado tinha apenas o protagonista como personagem fixo, mas possuía alguns personagens que frequentemente apareciam em episódios, como os vilões Quase Nada, Tripa Seca, Rasga Bucho, Chinesinho, entre outros. Em alguns episódios, a crítica aos heróis norte-americanos se torna ainda mais visível, com as aparições de Super Sam, interpretado por Ramón Valdés, um super-herói tipicamente norte-americano. O personagem tem em seu uniforme as cores da bandeira dos Estados Unidos, utiliza expressões em inglês, e carrega um saquinho de dinheiro. Chapolin é um personagem atemporal. Aparece nos lugares mais exóticos das mais variadas épocas: no Velho Oeste, na Idade Média, no Renascimento ou até no Espaço sideral. Para que Chapolin apareça de qualquer lugar, sem o menor aviso, basta que alguém pronuncie as palavras "Oh! E agora quem poderá me defender?" e ele surge, frequentemente tropeçando em alguma coisa e sempre respondendo ao apelo: "Eu!". A começar pela entrada nada triunfal, o herói não impõe muito respeito e quase sempre é ridicularizado por seus inimigos.
Com exceção de Chespirito, o elenco geralmente interpretava personagens diferentes a cada episódio. Normalmente, os personagens a serem salvos tinham o mesmo nome do ator ou atriz que o interpretava, e muitas vezes os atores faziam papeis similares como Florinda Meza sendo uma donzela e Carlos Villagrán como seu marido.
Ao longo dos anos, o elenco atuante no seriado pouco mudou. Todo elenco fixo de El Chavo del Ocho participou da série, sendo que María Antonieta de Las Nieves era regular até meados de 1973 quando ela saiu do programa para trabalhar em outra emissora. Maria retornou em 1975 e a partir daí passou a ser recorrente, enquanto Angelines Fernández, Horácio Gomez Bolaños e Raul Padilla foram recorrentes durante toda série, participando geralmente de episódios que exigiam um elenco superior a cinco ou seis atores.
-
2:12:26
Inverted World Live
10 hours agoManhunt for Suspect in Charlie Kirk's Assassination Continues, NASA Reveals "Life" on Mars | Ep. 107
252K55 -
2:44:02
TimcastIRL
11 hours agoMedia Warns Of Civil War Following Charlie Kirk Assassination | Timcast IRL
481K364 -
2:59:56
Laura Loomer
12 hours agoEP143: Remembering Charlie Kirk (1993–2025)
115K76 -
58:04
Man in America
15 hours agoCharlie Kirk’s Assassination—An URGENT WARNING for America
125K173 -
1:22:15
Glenn Greenwald
13 hours agoCharlie Kirk Assassination Fallout: U.S. Reps Call for Censorship; Do Graphic Videos Serve the Public Interest? Plus: WIRED Reporter on the Dark Side of Surrogacy | SYSTEM UPDATE #513
230K198 -
1:48:36
Right Side Broadcasting Network
19 hours agoLIVE: President Trump Attends the Yankees Baseball Game - 9/11/25
210K29 -
1:54:32
Badlands Media
13 hours agoBadlands Media Special Coverage - FBI Press Conference on Charlie Kirk's Assassination
171K21 -
1:06:19
BonginoReport
15 hours agoManhunt Underway for Charlie Kirk’s Assassin - Nightly Scroll w/ Hayley Caronia (Ep.132)
343K264 -
1:11:42
Flyover Conservatives
23 hours agoStructural Architect Destroys 9.11 Narrative... What Really Happened? - Richard Gage AIA | FOC Show
115K24 -
1:51:14
Precision Rifle Network
18 hours agoS5E1 Guns & Grub - Charlie Kirk's "sniper"
65K21