Premium Only Content
ARRAIÁ PROJETO RETRETA 2023 ARTUR NOGUEIRA (P4)
ARTUR NOGUEIRA 29/06/23
Sobre Projeto Retreta
Idealizado e escrito pelo Maestro Ricardo Michelino, o Projeto Retreta saiu do papel e passou a ser realizado em 2010 pela Corporação Musical 24 de Junho, através da parceria firmada com a Prefeitura Municipal, oferece, em sua Sede, aulas gratuitas de musicalização, instrumentos musicais e canto coral, além de atender 11 escolas da Rede Municipal de ensino de Artur Nogueira com vistas à formação de público e de músicos para as suas diversas formações, bem como a difusão da música como método de propagação de cultura.
O eixo-norteador do Projeto Retreta é a crença de que podemos, através da música, ir além do fazer artístico; podemos transformar o ser humano, aumentando as suas relações interpessoais e construindo assim uma comunidade melhor.
No Projeto Retreta os alunos são introduzidos na música por um corpo docente de profissionais capacitados nas mais diversas áreas da educação musical, adotando uma orientação metodológica que leva o aluno a vivenciar novas experiências.
Desde seu início, já atendeu a milhares de alunos, sendo cerca de 3.000 somente no ano de 2019!
Em 2015, sob a orientação da Profs. Dra. Valeria Oliveira de Vasconcelos e do Prof. Dr. Joel Barbosa, o Maestro Ricardo Michelino obteve o grau de Mestre em Educação com a elaboração da dissertação “PROJETO RETRETA NAS ESCOLAS: estudo de um caso de educação sociomusical” do qual o mesmo é o idealizador e coordenador geral.
Um dos principais grupos artísticos é a Orquestra Sinfônica Jovem do Projeto Retreta que dentre outras produções, é o primeiro grupo não profissional da America latina que reproduz com fidelidade o memorável concerto Elvis Presley Aloha From Hawaii.
No ano de 2018, a Orquestra Sinfônica Jovem foi convidada a realizar o Especial de Natal da EPTV Campinas (Rede Globo), contando com vários astros da música sertaneja.
No ano de 2019, a Orquestra Sinfônica Jovem foi convidada a realizar o Concerto Edson & Hudson no Artur Nogueira Rodeio Festival.
No ano de 2020, embora com distanciamento social, o Projeto Retreta e a Orquestra Sinfônica Jovem continuaram com suas atividades através da internet, a Orquestra com a produção de vídeos e as aulas com o sistema EAD de ensino, no qual os professores mantiveram o contato com os alunos em plataformas virtuais sendo vídeo chamadas via WhatsApp e Zoom, e gravações de vídeo aulas disponibilizadas aos alunos via YouTube, WhatsApp, Email, Facebook ou Instagram.
https://www.facebook.com/projretreta/...
-
LIVE
FyrBorne
13 hours ago🔴Battlefield REDSEC Live M&K Gameplay: Testing Sleeper Loadouts
179 watching -
28:54
ZeeeMedia
16 hours agoREAL ID Non-Compliance Fees from 2026 & WW3 Escalation | Daily Pulse Ep 154
9.66K36 -
LIVE
PudgeTV
4 hours ago🔴 Sea of Thieves - Gaming on Rumble | The Three Rumskateers Go Sailing Again!!
149 watching -
1:27:15
Midnight In The Mountains™
1 hour agoMorning Coffee w/ Midnight & The Early Birds of Rumble | Pudge Made me LATE! |
6.83K2 -
LIVE
Pickleball Now
5 hours agoLive: IPBL 2025 Day 3 | Nonstop Action from India’s Biggest Pickleball League
50 watching -
1:12:46
MetatronGaming
1 day agoLet's Try Heroes of Might and Magic The Olden Era
40.5K2 -
1:02:58
Coin Stories with Natalie Brunell
19 hours agoBitcoin’s ‘Silent IPO’ Moment & The Coming AI Shockwave with Jordi Visser
25.4K3 -
21:06
Nikko Ortiz
16 hours agoBodycam's Zombie Update Is Crazy...
22.7K4 -
42:52
Code Blue Cam
1 day agoDrunk Teacher's First and Last Day at Elementary School
21.4K9 -
17:11
MetatronHistory
1 day agoMedieval Christianity in the Historical Context of Power
24.7K6