FESTA JUNINA CELEBRAÇÃO OU PAGANISMO "UM ALERTA AOS PAIS"

1 year ago
14

O culto a Adônis, cujo dia específico era 24 de junho, tinha por objetivo a celebração dessa renovação, da “boa-nova” do renascer da natureza. Essa ideia foi assimilada pelo Cristianismo, que substituiu Adônis por São João Batista.

Esta troca é exemplo de um artifício largamente utilizado pela Igreja Católica em seu processo de assimilação dos antigos cultos pagãos europeus, na transição da Idade Antiga para a Idade Média.

O propósito era substituir os rituais realizados em honra dos deuses gregos, romanos, nórdicos e médio-orientais por celebrações do calendário cristão que coincidissem nas datas e que se assemelhassem de algum modo na forma.

A Igreja Católica sabia que as tradições pagãs eram muito antigas e estavam profundamente enraizadas. Esta “sobreposição” simbólica foi planejada então para que os diferentes povos, que deviam ser catequisados e trazidos para o Catolicismo, aceitassem mais facilmente e suas celebrações fossem absorvidas e modificadas.

O fato é que as celebrações de meio de ano, que misturam rituais cristãos e pagãos, hoje são especialmente importantes

A participação de cristãos em festas juninas é um tema polêmico. Alguns acreditam que a celebração está associada a elementos pagãos, enquanto outros veem a festa como uma oportunidade de confraternização

Irei destacar a necessidade de seguimos os princípios da Bíblia Sagrada e ensinar as crianças a trilharem um caminho reto desde cedo.

Espero por vocês hoje às 22h

Loading comments...