Tentativa de Golpe de Estado na Rússia. Putin cai?

1 year ago
315

Putin faz pronunciamento ao povo russo, pede unidade e ameaça opositores, em meio à tentativa de golpe

Há notícias da saída de Putin de Moscou em direção a São Petersburgo. Mais cedo, ele fez um pronunciamento à nação, acusando nominalmente o Grupo Wagner de tentar um golpe de estado. Há relatos não confirmados de integrantes do Grupo Wagner estarem nos arredores de Moscou. Nas redes, há vários vídeos e imagens de forças militares montando posições defensivas na cidade.

No seu pronunciamento, Putin pediu unidade, afirmando que a Rússia enfrenta o Ocidente, ao mesmo tempo que prometeu pesada punição a quem se aliar aos "terroristas". Comparou a situação com a Revolução Bolchevique, que fez o país perder vastos territórios na Primeira Guerra, e levou a uma guerra civil.

É difícil avaliar a chance da revolta gerar uma mudança do regime. Yevgeny Prigozhin, o líder dos mercenários do Grupo Wagner, disse ter 25 mil homens sobre o seu comando, o que não parece ser suficiente para derrubar Putin. Por outro lado, há uma insatisfação crescente entre os militares com a condução da guerra na Ucrânia e a morte de dezenas de milhares de soldados, talvez centenas de milhares, entre eles, muitos oficiais. Ou seja, o sucesso de Prigozhin depende de defecções em massa de integrantes das Forças Armadas russas.

Não podemos esquecer que Putin é um ex-oficial da KGB e montou nas últimas décadas um forte aparato de repressão que tem literalmente eliminado qualquer oposição.

Qualquer que seja o caso, é difícil avaliar o impacto dessa revolta na frente de batalha ucraniana. Se o golpe não for desmontado rapidamente, há a possibilidade de se repetir a situação da Primeira Guerra, como mencionou Putin, em que Lênin retirou a Rússia do conflito para se concentrar na luta interna pelo poder.

Mas há um cenário bastante negativo, em que Putin pode justificar o uso de armas nucleares táticas na Ucrânia como forma de encurtar o conflito, ou produzir alguma unidade interna.

Qualquer que seja o caso, o nível de incerteza é gigantesco, e há potencial para desdobramentos muito graves, apesar da possibilidade de um cenário benigno de queda do regime e instalação de um governo mais favorável ao Ocidente, resultando num acordo de paz na Ucrânia.

Loading 1 comment...