Tiradentes o Mártir

1 year ago
52

Você se lembra sobre o que é comemorado no dia 21 de abril?
A data só veio a ser oficializada no Brasil como o "Dia de Tiradentes" através da Lei nº 4.897, de 1965 que a transformou em feriado nacional, e isto se deveu em muito ao interesse dos governantes da época para ressaltar aspectos de nacionalismo e celebração da república e suas instituições.

No entanto, a parte dessas intenções, ainda existem outros elementos em torno do vinte um de abril Que tornam a data ricamente importante para refletirmos sobre os aspectos mais preocupantes aos quais padecemos até hoje:

A luta contra a opressão e a exploração do Estado.

A história de Tiradentes nos remete a uma época em que os governantes cobravam altas taxas tributárias E roubavam injustamente o suor dos trabalhadores.
Então veja: Será que essas lutas são coisas do passado ou ainda acontecem no nosso cotidiano atual?
Será que nós, enquanto indivíduos, ainda lutamos contra as mesmas opressões que Tiradentes lutou há séculos atrás? É importante refletir sobre o que poderemos aprender com a história de Tiradentes e como iremos aplicar essas lições no mundo de hoje.

Joaquim José da Silva Xavier, mais conhecido como Tiradentes, foi um dentista, tropeiro, minerador, comerciante, militar e ativista político.
Nascido em 1746, ele foi executado em 1792 aos 45 anos de idade em meio a uma revolta posteriormente chamada de inconfidência mineira
que foi uma reação à opressão da então Coroa Portuguesa, que à época cobrava altas taxas tributárias dos brasileiros.

O Quinto era um imposto de 20% cobrado pela Coroa Portuguesa sobre todo o ouro e outros metais preciosos extraídos no Brasil Colônia. E ainda havia a chamada Derrama, que era uma medida utilizada quando a arrecadação do Quinto não atingia a meta estabelecida.
Ambas as medidas eram impopulares e violentas, e inevitavelmente acabaram gerando conflitos entre os mineiros e as autoridades portuguesas. Sendo o caso mais notório justamente o da execução pública de Tiradentes.

Passados mais de duzentos anos da morte de Tiradentes já tivemos várias repúblicas, vários presidentes e várias constituições, mas nada mudou em termos de exploração e opressão por parte dos dirigentes.

A carga tributária brasileira é considerada uma das mais altas do mundo. De acordo com dados divulgados pela Receita Federal em 2021, a arrecadação de tributos no Brasil alcançou R$ 2,524 trilhões em 2020, o que corresponde a cerca de 34% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

Entre os principais tributos arrecadados no Brasil, destacam-se o Imposto de Renda, o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins).

A alta carga tributária no Brasil tem sido um tema de debate e crítica por parte de diversos setores da sociedade. Segundo relatório divulgado pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT) em 2020, o brasileiro trabalhou em média 153 dias por ano apenas para pagar impostos. Isso representa cerca de 42% do ano. Isto mesmo, o dobro do que ocasionou na morte do homem lembrado no 21 de abril.

Além de todo este quadro alarmante apresentado aqui, é importante notar que a complexidade do sistema tributário brasileiro também é apontada como um grande problema em si, já que é composta de inúmeros diferentes tipos de tributos e alíquotas. Tudo Isso acaba gerando um alto custo para todo setor produtivo e um ambiente de negócios pouco favorável para a economia do país.

Então, toda a luta e sofrimento dos inconfidentes mineiros, em especial Tiradentes, teria sido em vão? Lembre-se de que você também é culpado, pois o que eles enfrentaram vai justamente de contra tudo o que você costuma hoje aceitar passivamente do Estado

Isso mesmo, eles lutaram contra a Coroa, o Estado, que hoje, a cada dia, seu silêncio ajuda a manter em constante crescimento,
cada vez mais cortando as suas liberdades, as suas rendas e lhe controlando em uma fazenda de gado, ou como um grande garimpo no qual toda população é submetida à situações vexatórias de exploração para no final terem que entregar todo o seu ouro aos senhores deste garimpo de opressão.

Lula, Bolsonaro, Dilma, Temer?
No fim todos são iguais neste esquema de opressão montado pelo estado que você continua legitimando.

No dia em que o brasileiro entender que o problema não é só o parasita que ocupa o cargo da presidência mas sim todo o establishment que os controla. Então, só assim será, possível lutar pela liberdade aspirada por mártires como Tiradentes.

Nisto evocaremos aqui a figura de outro importante mártir, um soldado inglês do século XVII chamado Guy Fawkes, que asssim como Tiradentes, participou de uma revolta mas acabou sendo traído, torturado e morto.
Por o grupo o qual fez parte pretender explodir o parlamento britânico e, posteriormente, terem seus planos frustrados por uma traição, o evento passou a ser conhecido como a traição da pólvora e o 5 de novembro, data da morte de Guy Fawkes, se tornou parte do calendário de celebrações da Inglaterra.
É certo que estas figuras,Tiradentes e Guy Fawkes, representam duas histórias diferentes, com contextos históricos e motivações diferentes. Mas, apesar de suas diferenças, observamos em ambos os casos exemplos de como indivíduos se levantaram contra regimes opressivos em busca de liberdade e justiça. Além disso, suas histórias também continuam a inspirar as lutas contemporâneas por direitos liberdades individuais em todo o mundo.

O POVO NÃO DEVE TEMER SEU GOVERNO.
O GOVERNO É QUE DEVE TER MEDO DE SEU POVO.

Siga-nos no:

Telegram:
https://t.me/LibertyBrasil

Youtube
https://www.youtube.com/channel/UCH7V9n3g45xZrbuW7c1mewQ

Loading comments...