Deuteronômio 19 Bíblia Sagrada #142 Com legenda @paraouvirecrer Resumo do capítulo na descrição.

11 months ago
4

Esse é o nosso plano de leitura anual e o plano aqui é ouvir os áudios da bíblia em 1 ano.
Hoje os áudios são do livro de Deuteronômio.

142º dia de áudio.
Hoje no livro de Deuteronômio, ouviremos os capítulos 19 - 21.

Resumo do livro dos Deuteronômio.

O livro de Deuteronômio, que faz parte do Antigo Testamento da Bíblia, é o quinto livro atribuído a Moisés e apresenta um conjunto de discursos que ele proferiu ao povo de Israel no final de sua jornada pelo deserto, às margens do rio Jordão. O termo "Deuteronômio" significa "segunda lei" ou "repetição da lei", pois nesse livro Moisés relembra e reforça as leis e mandamentos que Deus havia dado ao povo no Monte Sinai, registrado no livro de Êxodo e Levítico.
O livro de Deuteronômio tem um caráter exortativo e instrutivo, buscando reafirmar a aliança entre Deus e o povo de Israel antes de sua entrada na Terra Prometida. Moisés recapitula a história do povo desde o Êxodo, relembra os eventos-chave e ressalta a fidelidade de Deus em cumprir Suas promessas. Ele enfatiza a importância de amar e servir somente a Deus, aderir aos mandamentos divinos, praticar a justiça, lembrar-se das bênçãos e consequências de suas ações e instruir sobre a adoração e a conduta moral.
O livro de Deuteronômio pode ser dividido em três partes principais:
Recapitulação histórica: Moisés relembra a história do povo desde a saída do Egito, o recebimento das tábuas da lei, os eventos no deserto e a derrota de vários reis. Ele destaca a fidelidade de Deus e os erros do povo durante a jornada.
Exortação à obediência: Moisés reforça a importância de obedecer aos mandamentos e estabelece as leis e regulamentos para a vida na Terra Prometida. Ele incentiva o povo a amar e temer a Deus, a evitar a idolatria e praticar a justiça, a misericórdia e a bondade.
Bênçãos e maldições: Moisés apresenta as bênçãos que virão sobre o povo se eles permanecerem fiéis à aliança com Deus, bem como as maldições e consequências caso se afastem dele.
No final do livro, Moisés designa Josué como seu sucessor e escreve a lei em um livro, que é colocado ao lado da arca da aliança como um testemunho para o povo.
O livro de Deuteronômio serve como uma lembrança poderosa para o povo de Israel sobre a importância da obediência a Deus e o cumprimento de Seus mandamentos, além de prepará-los para a entrada na Terra Prometida. Suas palavras continuam sendo uma fonte de orientação espiritual e moral para os crentes até os dias de hoje.

Resumo do capítulo 19.

O capítulo 19 do livro de Deuteronômio aborda a instituição das cidades de refúgio, que eram locais designados para onde uma pessoa que havia cometido um homicídio involuntário poderia fugir e estar protegida contra a vingança dos familiares da vítima.
Nesse capítulo, é mencionado que o Senhor ordenou aos esperavas que reservassem três cidades de refúgio na terra que eles conquistariam de outras nações. Essas cidades deveriam ser estrategicamente distribuídas no território para que qualquer pessoa que cometesse um assassinato sem intenção pudesse se refugiar nelas.
A pessoa que se refugiasse em uma dessas cidades estaria protegida de ser morta pelo vingador da vítima até que um julgamento justo fosse realizado. Caso fosse considerado culpado de homicídio intencional, o indivíduo seria entregue à justiça e condenado à morte. Porém, se fosse considerado um caso de homicídio involuntário, a pessoa permaneceria na cidade de refúgio, protegida da vingança.
O capítulo 19 do Deuteronômio enfatiza a importância de se estabelecer um sistema de justiça justo e equitativo, onde o acusado teve a oportunidade de provar sua inocência e receber um julgamento imparcial. As cidades de refúgio serviam como um meio de proteção para aqueles que, sem intenção, causavam a morte de outra pessoa.
Em resumo, o capítulo 19 de Deuteronômio trata da instituição das cidades de refúgio como um lugar de proteção para aqueles que cometeram homicídio involuntário, permitindo-lhes escapar da vingança e garantindo um julgamento justo.

Temos aqui uma oportunidade de ouvir e crer nos ensinamentos e promessas e profecias contidas dentro da bíblia sagrada através do livro dos Gênesis.
Áudio idealizado para você, ativo (a), que ama a palavra de Deus e precisa de momentos para uma boa reflexão de vida e aquisição de sabedoria nos dias corriqueiros atuais.

De o Play e deixe essa mensagem poderosa tocar seu coração.

Use a Playlist: | Leitura bíblica anual.

Ame o próximo, compartilhe.

Ajude-nos a manter esse canal vivo,
Inscreva-se, curta, comente e compartilhe.

-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
-
Jesus te ama e não quer ver você perdido e triste.
Aceite a Jesus e deixe Ele governar sua vida,
faça uma oração à Jesus Cristo e diga a Ele assim:
PODE ENTRAR SENHOR NO MEU CORAÇÃO.
#paz

Loading comments...