A Beleza oculta

1 year ago
95

"A Beleza oculta" é um vídeo que reúne recortes literários de duas obras: "A Teologia Mística", de Dionísio Pseudo-Areopagita e "Os Três Princípios da Essência Divina", de Jacob Boehme.

--
A Teologia Mística

A Teologia Mística de Dionísio Pseudo-Areopagita
Esta obra é uma das mais profundas sobre mística e a primeira a forjar a expressão #Teologia Mística.

Dirigida a Timóteo, Dionísio Pseudo-Areopagita revela ao amigo o que é a #Treva #Divina (que se oculta numa treva de silêncio) e como penetrá-la, mas adverte-o: “Presta atenção, que nenhum dos não iniciados te ouça falar disto”.

Esse pequeno tratado foi o responsável em fundar uma #tradição de interpretes que manteve vivo o #pensamento dionisíaco e sua divisão entre as teologias Negativa, Afirmativa, #Simbólica e #Mística até os dias atuais.

Esta foi uma das maiores contribuições de #Dionísio, ao definir os três polos ou vias da teologia: a Teologia Afirmativa, a Teologia Negativa e a Teologia Simbólica, e do centro ou meta das três: a Teologia Mística.

Dionísio Pseudo-Areopagita não possui uma biografia clara. Graças aos estudos linguísticos e grande influência #neoplatônica (Plotino e Proclo), ficou evidente que suas obras foram escritas no final do Século V e início do Século VI. Ao que tudo indica foi um monge/teólogo #sírio ou #palestino.
Boa leitura!

--
Os Três Princípios da Essência Divina de Jacob Boehme
Os Três Princípios da Essência Divina, segunda obra escrita por Jacob Boehme (1575-1624), é um texto magnífico, que complementa e aprofunda A Aurora Nascente, primeira obra do autor, já publicada no Brasil (São Paulo, 1998). Juntas, constituem um monumento da Sabedoria ocidental.
A profundidade de Os Três Princípios da Essência Divina é tal que só deve ser lida por quem já leu sua obra anterior: A Aurora Nascente.
Essa complementaridade entre as primeiras obras de Boehme faz com que a leitura da primeira seja imprescindível para a compreensão da segunda, pois aquela – já imensamente profunda – coloca os fundamentos de todas as que Boehme escreveu depois, nas quais os aprofunda cada vez mais. Portando, sem as bases colocadas em A Aurora Nascente, o leitor dificilmente terá condições de acompanhar ou desenvolvimentos que o autor ofereceu nesta: Os Três Princípios de Essência Divina.
Em muitos pontos, ninguém foi tão longe na descrição dos mistérios de Deus, do Homem e do Universo quanto o sapateiro visionário alemão. O impacto de que suas obras causaram no século XVII e XVIII foi enorme e, depois de terem caído no esquecimento por um século e meio, voltam a ser lidas e publicadas no mundo inteiro.
A Polar editora se sente honrada com esse lançamento, inédito em língua portuguesa.
Jacob Boehme foi um sapateiro, filósofo e místico alemão. Nasceu em 24 de abril de 1575 e morreu em 17 de novembro de 1624. Nos dias atuais, as obras de Böhme são estudadas e admiradas por diversas comunidades de espiritualistas, místicos, martinistas, teosofistas e filósofos em todo o mundo.
Boa leitura!

Este livro pode ser comprado diretamente conosco pelo nosso whatsapp 11 956.072.971 e pelo nosso e-mail polareditorial@uol.com.br, pela Amazon.com.br ou pelo site https://www.polareditorial.com.br

Loading comments...