Um PAPA HEREGE? A CONTROVÉRSIA do Papa Libério EXPLICADA por @LucasRLancaster [CORTES]

1 year ago
51

A figura do Papa Libério se tornou um 'cavalo de batalha' nos ambientes Católicos, e é objeto de incontáveis discussões tão acaloradas quanto superficiais, sobre este Pontífice.

Isso porque Libério foi Papa durante o apogeu da crise Ariana, no momento em que estes hereges se encontravam especialmente protegidos pelo Imperador Constâncio.

Nos primeiros anos de seu Pontificado, Libério defendeu a Tradição e combateu o Arianismo. Foi por esse motivo que o Imperador o exilou para Beréia, na Trácia.

A controvérsia consiste no seguinte ponto: Libério não aguentou a provação do exílio e assinou documentos que de algum modo favoreciam os hereges a fim de poder retornar à Roma.

O teor destes documentos é incerto, mas o fato é que Libério retornou à Roma. E é preciso lembrar que, novamente na Cidade Eterna, este Pontífice recobrou suas forças e combateu o Arianismo até o fim de sua vida, ocorrido 9 anos após a controvérsia.

Assim, não há como dizer de modo algum que Libério tenha sido um Ariano convicto. Mas e o seu possível lapso ocorreu realmente? Que documentos teria ele assinado? E que impactos isso acarretaria para a Doutrina Católica?

Confira a explicação do Prof. Lucas Lancaster, autor da riquíssima obra de mais de 1.000 páginas "Santo Atanásio e a Crise Ariana" sobre o tema, e cujo capítulo mais denso e detalhado refere-se justamente à controvérsia de Libério.

Ajude o canal com uma doação!
PIX: lorenzomatheus2@gmail.com

Ou

CAIXA - Agência 3880
Conta (poupança) - 971770249-2

LORENZO LAZZAROTTO

***
Já pensou em um curso de TEOLOGIA para LEIGOS com orientação TRADICIONAL e um custo MUITO BARATO?
CONFIRA a FORMAÇÃO CONTINUADA do Prof. Henrique Sebastião. diretor do site 'O Fiel Católico' e tenha acesso a aulas, apostilas e grupos exclusivos para estudo! https://p.eduzz.com/1327410?a=45291670

Loading comments...