Quando o médico te proíbe de fazer agachamento

1 year ago
120

Agachar é um movimento natural e importante para o dia a dia. Como exercício, ele é excelente para fortalecer e hipertrofiar músculos do quadril, coxa e pernas. Além disso, tanto análises agudas quanto crônicas mostram que ele é seguro para coluna e joelho, e contribui para reabilitação de diversos problemas. Ou seja, pode e deve ser feito por TODOS! Mas não é raro ouvir pessoas dizendo que não podem agachar!! Como assim?
.
Nas aulas do @nerdflix_br eu explico os aspectos sobre segurança e eficiência, portanto, aqui vou ser mais direto. Em mais de 2 décadas de atuação, incluindo atendimento a pessoas com doenças graves no hospital, nunca vi alguém com proibição absoluta e eterna em agachar. Por mais que houvesse lesão ou limitação, sempre foi possível adaptar o exercício e progredir até alcançar níveis aceitáveis de funcionalidade.
.
Por exemplo, você pode trabalhar sem carga, você pode colocar a pessoa de frente para um espaldar, você pode ajudar, você pode adaptar amplitude de movimento ou posição do corpo... Se uma pessoa consegue usar o vaso sanitário ou se sentar no sofá, ela agacha. Pode até ser de forma adaptada, mas ela agacha! O que precisa fazer é progredir para que isso seja feito de maneira independente e com cargas externas. “Progredir” é palavra-chave, pois essas adaptações não devem ser eternas, elas devem ser apenas estratégias temporárias visando a evolução.
.
Percebe o quanto isso é diferente condenar movimentos? Proibir agachamento deveria ser crime! Desuso gera enfraquecimento e proibições causam medo. Ambos comprovadamente geram aumento da dor e perda de funcionalidade, levando a pessoa à “regredir”!
.
Mais conhecimento, menos proibições. Mais Nerdflix, menos terrorismo!
.
(Paulo Gentil – www.paulogentil.com)

#agachamento #joelhomachucado #nerdflix #treinamentoconsciente

Loading comments...