Segredos para fazer uma puxada eficiente

1 year ago

Nesse vídeo do “Teoria na Prática” do @nerdflix_br que também está no meu canal do YouTube (link para tudo no meu perfil), faço uma demonstração de como detalhes pode fazer uma enorme diferença.
.
Percebam que há favorecimento da produção de força no início e maior dificuldade no final da fase concêntrica. Imagine que eu treinasse com 116kg. Seria um esforço máximo quando a barra estivesse junto ao meu corpo. Mas corresponderia a 77% da quando meu cotovelo estivesse próximo à extensão e a 84% com o ombro a cerca de 90 graus. Ou seja, ao longo de uma mesma repetição, a intensidade poderia variar de 100 a 77%. Assim, para a mesma carga, ao passar muito tempo com o braço perto da extensão ficará a maior parte do tempo a 77% do seu máximo. Por outro lado, se explorar mais a barra próxima ao corpo estará mais tempo perto dos 100%. Ou seja, para uma mesma carga, a intensidade vai de 77 ou 100%, dependendo do ângulo. E tem gente dizendo que intensidade é apenas carga!?
.
Também poderia acontecer de eu colocar 149kg, já que carga é tudo. Mas essa carga só me permite fazer os primeiros ângulos. Então, eu daria um “tranco” no começo, aliando o momento favorável à ajuda dos extensores do tronco e deixaria o resto ir pela inércia. Por mais que a carga seja alta, só há bons estímulos por frações de segundos.
.
Agora pense em quantas pessoas fazem puxada sem aproximar a barra do peito e dando esse tranco no início!?
.
Em um treino inteligente, o recomendado seria manter a postura estável (sem roubar com extensores de tronco) e fazer o movimento com velocidade controlada, explorando os momentos mais difíceis. Pode até ser que a carga diminua, mas com certeza forneceremos estímulos melhores aos músculos. Esse é o tipo de informação simples e aplicável que oferecemos no @nerdflix_br e que transformarão seu treino e de seus alunos! Se ainda não assina, corra e garanta acesso ilimitado a quase 200 aulas por apenas R$24,9 por mês (ou menos de 6 euros!). Mas, se não quiser, você também pode ouvir esses cabeças de bagre e treinar como um burro... de carga!
.

Loading comments...