Dilema na Economia pode QUEBRAR o BRASIL

1 year ago
75

🇧🇷 *Contribua com o canal com qualquer valor pelo PIX* : mundopolarizado2021@gmail.com
Precisamos de seu apoio para manter nosso trabalho 👊🏼
Olimpio Araujo Junior
----------------------------------
*SIGA NAS REDES SOCIAIS* :
Facebook - https://www.facebook.com/mundopolarizadonews/videos
TikTok - https://www.tiktok.com/@mundopolarizadonews
Twitter - https://twitter.com/eusouolimpio
Instagram - https://www.instagram.com/olimpioaraujojr/

Saiba mais sobre Olimpio Araujo Junior: https://www.olimpioaraujojunior.com

✉️ Contato Comercial: contato@olimpioaraujojunior.com
----------------------------------
O Brasil está enfrentando um grande dilema na Economia,

Esse dilema economico é chamado de “Trade-off”, que basicamente é quando para podermos escolher uma coisa temos que abrir mão mão outra.

Imagine que você tem uma reserva de dinheiro, e pode escolher, deixa-lo investido e receber uma renda por isso e assim pagar seu aluguel com essa renda,

ou financiar uma casa e assim deixar de pagar aluguel, mas nesse caso, você fica sem suas reservas e assume uma dívida.

Além disso, qualquer uma das decisões que você tomar acima significará que você não poderá usar esse dinheiro para realizar outros sonhos, como viagens, trocar de carro, ou até mesmo investir em sua formação profissional.

Ou seja, não podemos ter tudo, precisamos tomar a melhor decisão para o momento e realizar uma coisa por vez

O problema que o Brasil está vivendo nesse momento é o Trade-off entre inflação e desemprego, ou seja, em curto prazo o Governo vai ter que decidir entre combater a inflação e gerar desemprego, ou combater o desemprego e gerar inflação.

Quanto menor a taxa de desemprego, mais renda é liberada na economia e há aumento na demanda, o que gera pressão inflacionária, e é nesse momento que entra um terceiro fator de controle da inflação: a taxa básica de juros, conhecida como Taxa Selic.

Aumentar a Taxa de Juros diminui ou controla o consumo o que controla também a inflação.

Essa taxa de Juros precisa ser controlada praticamente a conta gostas, pois se for alta demais, o baixo consumo fará com que a economia piore e as empresas contratem menos, e se for muito baixa, a inflação dispara e pode fugir do controle.

O problema atual é que o Governo tem uma meta de inflação baixa demais, ao mesmo tempo declarou guerra contra o Banco Central pois quer que o mesmo abaixe os juros para incentivar o consumo e assim gerar mais empregos, e essas três coisas são impossíveis de acontecer simultaneamente.

Para piorar, o atual governo optou por um estado maior e mais caro, precisou aumentar impostos já existentes, criar novos impostos e cancelar incentivos fiscais de vários setores.

Esses e outros fatores tem afastado investidores do país e desestimulado a criação de novas empresas ou mesmo a ampliação das já existentes, eliminado do mercado milhões de vagas de trabalho e impedindo a criação de novos empregos.

Dessa forma, com menos dinheiro circulando no mercado, a inflação cai, mas o desemprego aumenta a níveis perigosos para a economia.

O Brasil é um grande celeiro de oportunidades e tem muito espaço para crescer e gerar empregos e novos negócios mantendo uma inflação reduzindo gradativamente, como vimos acontecer recentemente, porém, a fórmula que está sendo aplicada pelo atual governo não tem possibilidade de dar certo, e o resultado pode ser justamente o contrário do esperado, fazendo com que tanto a inflação como o desemprego e a taxa selic acabem saindo do controle e quebrando o país.

E na sua opinião, qual seria a melhor saída para a economia do Brasil?

----------------------------------
O Mundo Polarizado é um canal de documentários sobre política, economia, negócios, curiosidades, e atualidades. Somos uma empresa de comunicação independente que não recebe financiamento público e nem de nenhum grupo ou instituição, e não temos nenhum vínculo partidário. Mantemos nosso trabalho e investimos na produção de conteúdos a partir da colaboração de nossos usuários e membros e da monetização pelo YouTube, por isso precisamos de seu apoio para continuarmos com nossa missão de levar conteúdo de qualidade para todo o Brasil.

Loading comments...