Quatriênio do Governo Punaro Bley (1934)

1 year ago
15

Excelentíssimo Senhor Interventor:

A homenagem desta edição não se inspira em motivos subalternos. Esta amostra do que poderá vir a ser o nosso serviço de publicidade, se fixa o ciclo quatrienal da administração pública de vossa excelência - ressalta, sobretudo, a maneira esplêndida como o espírito santo avança, Sereno e firme, para as radiosas conquistas da civilização.

É modesto, este testemunho de admiração da quadra revolucionária na terra capixaba, sob a vontade inflexível, mas sempre benéfica e lúcida, de vossa excelência.
Não tem a policromia das páginas coloridas das vinhetas estilizadas, dos clichês vistosos. Mas, nestas páginas destacam-se ou perpassam realidades e perspectivas promissoras da cida do estado.

Conhecemos bem a nobreza dos sentimentos de vossa excelência, que se emolduram em alto relevo na sinceridade da modéstia da lealdade e do trabalho.
Amparado nessa força, já muito tem vossa excelência realizado. Mas muito espera ainda o Espírito Santo do descortino, do patriotismo, da visão iluminada de vossa excelência.
E esse desejo é uma aspiração vibrante e vitoriosa do povo espírito-santense.

Da simpatia, aplausos e solidariedade dele vossa excelência não pode duvidar, vendo os casacos verdes do despeito e da ambição - que, capricciosamente o combatem sem ideal, sem programa, sem galhardia de atitudes - morderem, desvairados, o chão espinhoso da
derrota.

As manifestações liberrimas, e espontâneas das urnas estão dizendo sem vacilação, com quem se acha a maioria construtora da coletividade espírito-santense.
Nesta hora de gralhas esperanças e aspirações para o estado, todos estamos certos de que vossa excelência, num período fixo de governo, continuará a engrandecê-lo promovendo novas atividades e realizações que nos destaquem definitivamente no panorama nacional.

Honradez e firmeza de princípios - atributos, que enobrecem a dignidade humana - e o conhecimento dos homens, que se agitam no cenário espírito sentence, são os elementos, que garantem sempre os triunfos de vossa excelência.

E, paralelamente a essa força, uma superior harmonia de vistas e de rumos entre os seus dignos e brilhantes companheiros e auxiliares da política e da administração.

Essa amizade sincera e mútua confiança - construíram a cidadela inexpugnável, donde o oposicionismo em vão tentará afastar vossa excelência.
Em dias próximos, a verdade confirmará o que estamos acelerando. Para ventura, prosperidade e concórdia do Espírito Santo.

Porque vossa excelência tem resgatado, pagando-lhe as dívidas e restaurando o crédito. Porque, acima de ódios e ressentimentos, tem feito uma política de tolerância e de congraçamento, que só os adversários sistemáticos condenam.
Porque, nos postos de maior evidência, afirmou homens de pensamento Claro e lealdade indubitável, ajudado dos quais se amenizam as asperezas da tarefa administrativa de vossa excelência.
Porque as questões abertas do ensino popular da saúde pública, das vias de transporte, ele tem inspirado providências.
Por que existe heroicamente as piranhas vorazes que rondam o horário público.
Porque sabe ser chefe sem deixar de ser amigo.
Porque sabe ser enérgico sem deixar de ser bom.

Aí estão as razões, Senhor Interventor Bley, porque lhe prestamos, ao encerrar-se o período de seu governo revolucionário, como órgão autorizado da opinião pública Estadual, esta modesta homenagem da nossa admiração e respeito.

Loading comments...