Premium Only Content

A prisão do último cangaceiro da história.
Gitirana e sua Prisão na Bahia Por:Globo
"Foi preso pela Polícia baiana, nos limites do Ceará, depois de difícil perseguição pelos sertões deste Estado, de Sergipe, Alagoas e Pernambuco, Antônio José dos Santos, vulgo “Gitirana”, último dos bandoleiros que infestavam o sertão. Gitirana cercado pela polícia prometeu entregar-se, mas aproveitando o relaxamento de perseguição fugiu, afinal, sendo detido no município pernambucano de Salgueiros. Gitirana tem 26 anos de idade sendo já famoso por proezas cometidas no bando de Lampião. Preso indicou à polícia o local das caatingas onde escondera o seu armamento composto de um fuzil tipo 1908, uma pistola automática e abundante munição para ambas."
“O GLOBO” – 07/08/1940
Gitirana, a companheira e a filha
A Prisão de “Gitirana” Representa o Fim Definitivo do Cangaço nos Sertões da Bahia.
É breve a história do último cangaceiro que a polícia baiana deteve.
“Gitirana”, órfão de pais, vivia no município de Pão de Açúcar, em Alagoas, onde cresceu e se fez homem, sob o fascínio das lendas e contos em torno dos cangaceiros. “Lampião”, “Corisco” eram nomes de legenda cujas façanhas um grupo de jovens ambiciosos imaginava poder reproduzir, pois só se atribuem à sedução dos feitos de valentia e bravura dos sinistros taladores do sertão nordestino.
“Gitirana” cujo pendor era acentuado para a vida aventurosa do banditismo, foi um dia convidado, por um emissário de “Corisco” para participar de seu bando. Aceitou, orgulhosos, e desde então figurou no grupo assassino, igual em crueldade ao chefe e aos companheiros de crime. Mas teve desilusões. A vida de que ele participou com requintada perversidade e temerária audácia ofereceu-lhe reversos de desencanto, principalmente na parte que diz com a perseguição da polícia. No arraial da Carira, viu, certa vez, uma cabocla de que gostou. Levou-a consigo.
Era Maria de Jesus que aparece na fotografia junto do cangaceiro. Talvez tenha sido por ela que veio a abandonar os companheiros, e refugiar-se às margens do São Francisco. Aí soube que a polícia o buscava. Voltou ao sertão para viver numa disparada inquieta, sempre perseguido por forças volantes. Resolveu, afinal, entregar-se e agora está recolhido à Cadeia da Bahia onde espera julgamento pelos crimes que cometeu.
E a caatinga ficou liberta do seu último cangaceiro.
O GLOBO – 09/08/1940
-
3:38:24
Barry Cunningham
6 hours agoPRESIDENT TRUMP IS USHERING IN A MAGA NEW WORLD ORDER! | LIVE INTERVIEW WITH SEAN HANNITY
99.1K26 -
LIVE
SpartakusLIVE
5 hours agoWZ for the GOBLINS
1,332 watching -
2:53:28
TimcastIRL
3 hours agoWoke Judge INDICTED For Aiding Illegal Immigrants, Grand Jury Brings Formal Charges | Timcast IRL
378K88 -
2:07:07
RiftTV/Slightly Offensive
5 hours agoThe SHILOH HENDRIX Debate: Sarah Stock, Jon Miller, Misfit Patriot, Bryson Gray | The Rift Report
43.4K19 -
21:10
Producer Michael
10 hours agoWE CRASHED A MULTI-MILLION DOLLAR MANSION OPEN HOUSE!
10.8K1 -
LIVE
Anthony Rogers
11 hours agoEpisode 366 - Starseeds, Walk-ins, and ET-Human Hybrids
368 watching -
LIVE
AlaskanBallistics
3 hours ago $0.28 earnedI Love this Gun Podcast #34
142 watching -
FusedAegisTV
6 hours ago『NIN lvl 53』Tues R&R | Final Fantasy XIV | Trump lashes out at Big Pharma, IGN top 25 JRPG list
14.9K1 -
1:26:51
Adam Does Movies
9 hours ago $0.54 earnedTuesday Movie Talk Hangout + AMA - LIVE!
13.6K1 -
1:34:28
Glenn Greenwald
5 hours agoJake Tapper Pretends He Didn't Know About Biden's Decline; Trump's Saudi Arabia Speech: A New Foreign Policy? | SYSTEM UPDATE #454
217K36