A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA CIDADE DE CRUZ ALTA NO RS

1 year ago
70

A Estação de Cruz Alta é uma estação ferroviária de transbordo localizada no município gaúcho de Cruz Alta. A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889 juntamente com todo o trecho entre Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do país e também a colonização de boa parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que em 1969, teve as operações absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990, em 1996 a América Latina Logística (ALL) recebeu a concessão da linha, bem como de todas as outras ainda existentes no estado. Trens de passageiros circularam até os anos 1980 pela linha.[1]

A estação de Cruz Alta foi inaugurada pela Sud Ouest em 1894. Em 2004, era considerada pela ALL uma das mais importantes. Ali funciona a estação de transbordo para produtos agrícolas, combustível, cimento e fertilizantes, saindo trens diariamente para o porto de Rio Grande.

O prédio da estação atualmente também sedia a Secretaria Municipal de Turismo e o Arquivo Histórico do município. No local está também o Monumento ao Ferroviário e a Maria Fumaça.

HISTORICO DA LINHA: A linha unindo Marcelino Ramos e Santa Maria foi idealizada em 1889 juntamente com todo o trecho entrte Itararé, SP, e Santa Maria, RS, pelo engenheiro Teixeira Soares, visando a ligação ferroviária do Rio de Janeiro e São Paulo com o sul do País e também a colonização de boa parte do percurso, locais ainda virgens. A parte correspondente ao Estado do Rio Grande do Sul acabou sendo construída separadamente do restante do trecho (que seria chamado de linha Itararé-Uruguai) e entregue em 1894 à Cie. Sud Ouest Brésilien, e em 1907 cedida à Cie. Auxiliaire au Brésil. Em 1920, passou para o Governo, formando-se a Viação Férrea do Rio Grande do Sul, que, em 1969, teve as operações absorvidas pela RFFSA. Com parte do trecho desativada em meados dos anos 1990, em 1996 a ALL recebeu a concessão da linha, bem como de todas as outras ainda existentes no Estado. Trens de passageiros circularam até os anos 1980 pela linha.

A ESTAÇÃO: A estação de Cruz Alta foi inaugurada pela Sud Ouest em 1894.

Segundo a ABPF e o Arquivo Histórico Municipal de Cruz Alta, seu pátio ferroviário também foi o único a ter AMVs (chaves) elétricos no estado do Rio Grande do Sul. Apesar deste sistema ter sido desativado há muito tempo, sua cabine ainda permanece no pátio. Mesmo depois de ter sido incendiada, vandalizada e saqueada, a cabine elétrica do pátio de Cruz Alta ainda mantém sua estrutura e nos dá uma idéia de como era no passado. A cabine usava um tipo de sistema de nome de nome bloqueio Bertacin, desenvolvido para a E. F. Sorocabana por um engenheiro de nome Heitor Bertacin, e em 1931 foi introduzido pela primeira vez em dez das estações da linha-tronco desta ferrovia, entre elas a de Domingos de Moraes, em São Paulo. Em 1936, foi introduzido no pátio de Cruz Alta.

Em 2007 era considerada hoje uma das mais importantes da ALL. Ali funcionava a estação de transbordo para produtos agrícolas, combustível, cimento e fertilizantes, saindo dali trens diariamente para o porto de Rio Grande. Havia oficinas e também uma rotunda (ainda existiam) no pátio.

Em 2015, segundo Vitor Langaro, a fachada do prédio não estava bem cuidada.

Em março de 2023, o estado do prédio era péssimo, segundo Silvio Rizzo. O trens de carga ainda operam. Existia próximo um anexo funcionando como centro administrativo da Rumo. Havia também neste prédio um centro de alistamento militar.

Outros vídeos do Canal Arquitetura Abandonada:

O Templo Budista de Foz do Iguaçu: https://youtu.be/aln-x_LvmPU

Casas Antigas e Históricas - Casa Cortiana: https://youtu.be/_9Rc5GmECuo

Descubra os mistérios deste Fortim de Pedra Missioneiro - Casas Abandonadas: https://youtu.be/cEZVayTdWI8

Casa antiga italiana com influências portuguesas: https://youtu.be/bsT6SBty5gM

Casas Abandonadas - Ruínas na Várzea de Arroz: https://youtu.be/XVfPaeG2VnU

Igrejas Antigas do Brasil - Santuário São Rafael e Memorial Bárbara Maix: https://youtu.be/SF2XGCYH_rk

Narração: Alex Rodrigo Brondani
Produção: Canal Arquitetura Abandonada.

#arquiteturaabandonada
#cruzalta
#Estaçãodetrem
#casasabandonadas

NÃO CLIQUE AQUI: https://bit.ly/2OgUMQr

Loading comments...