PORQUE EU NÃO FALO EM "CONSTRUIR O IMAGINÁRIO" - VÃO ME CANCELAR POR ISSO...

1 year ago
48

Adquirir alta cultura, apreciar os clássicos da música, literatura ou pintura; aprimorar nossos gostos é, sem dúvida, uma tarefa Nobre que, refinando nossa alma, auxilia fabulosamente nosso crescimento intelectual e até mesmo, espiritual.

Entretanto... nem tudo que reluz é ouro.

E não há nada de bom que não possa ser abusado ou mal utilizado pelo homem. A vida intelectual e a 'alta cultura' não escapam à essa lei inexorável. Hoje há muitos Católicos que levantam a bandeira da Tradição e pretendem combater os princípios do mundo moderno, mas que fazem isso de um modo canhestro.

Reconhecem que a Igreja é Mãe e Mestra da Verdade, e proclamam-na como Construtora da Civilização Ocidental... mas se entusiasmam com obras de Arte e sobretudo, Literatura cuja importância para a demolição dessa Civilização não pode ser negligenciada.

Afinal, a demolição da Cristandade Medieval e o surgimento do mundo moderno - que estes Católicos acreditam combater - não surgiu de um conflito externo, mas antes de tudo de uma Revolução tendencial e cultural.

O Humanismo e a Renascença consistiram na mais bem feita Revolução Cultural de todos os tempos, e através de obras esteticamente brilhantes, convidaram o homem europeu, ocidental e cristão a conceber sua vida e suas prioridades de um modo novo, onde o transcendente foi colocado em segundo plano, cedendo seu lugar ao naturalismo.

Todas as Revoluções subsequentes derivam deste erro fundamental: o homem usurpou para si o Trono que, na Idade Média, era reservado a Deus.

Portanto, as esplêndidas obras de arte e literatura dos humanistas e renascentistas nada mais eram que invólucros estonteantes que continham o veneno revolucionário, que foi sorvido em altas doses pelo Ocidente.

As consequências são bem visíveis para todos nós.

Quando se fala em "alta cultura" e "construção do imaginário" como se fossem as tarefas mais elevadas e importantes que um homem pode ter em sua vida, desconfie.

Saber apreciar obras de arte alheias à Civilização Cristã, e delas extrair conhecimentos e reflexões é uma tarefa esplêndida, mas para a qual poucos estão preparados - e aqueles que se consideram grandes sábios e intelectuais de internet, menos ainda.

Santo Tomás fez isso com Aristóteles, aproveitando o que havia de melhor no Estagirita e descartando os erros que estavam presentes na obra do mais brilhante dos Filósofos. Antes dele, Santo Agostinho já havia feito um trabalho análogo com Platão.

Entretanto, não poucos são aqueles que, hoje, buscam esses autores clássicos para nada mais que satisfazer seu vão capricho de colecionar leituras para se pavonear em rodas de intelectuais e cumprir mais uma nova meta, nesta grande brincadeira que se tornaram as listas de 'livros indispensáveis para construir o imaginário antes de querer estudar qualquer assunto'.

De tanto valorizarem a vida intelectual, transformaram-na numa caricatura grotesca de si mesma.

00:00 O Bom, Belo e Verdadeiro.
01:37 A Arte usada como instrumento de Psy-War destruiu a Idade Média.
04:16 O Protestantismo oficializou uma Revolução Cultural prévia a ele.
05:40 "Analisai tudo, filtrai o que é bom".
07:22 A Literatura moderna consiste na estilização de estados de espírito viciosos.
10:47 Você acredita que é tão inteligente assim?
14:15 O que pensar da "formação do imaginário?"

***

SEJA MEMBRO E PATROCINE O CANAL PELO KICKANTE:
(Acesso ao grupo EXCLUSIVO de membros!)
https://bit.ly/41KJs3h

***

Ajude o canal com uma doação!
PIX: lorenzomatheus2@gmail.com

Ou

CAIXA - Agência 3880
Conta (poupança) - 971770249-2

LORENZO LAZZAROTTO

***
Já pensou em um curso de TEOLOGIA para LEIGOS com orientação TRADICIONAL e um custo MUITO BARATO?
CONFIRA a FORMAÇÃO CONTINUADA do Prof. Henrique Sebastião. diretor do site 'O Fiel Católico' e tenha acesso a aulas, apostilas e grupos exclusivos para estudo! https://p.eduzz.com/1327410?a=45291670

Loading 1 comment...