1º DIA NOVENA NOSSA SENHORA DAS DORES

1 year ago
38

1° Dia da Novena à Nossa Senhora das Dores

Tema: A primeira dor de Maria – A Profecia de Simeão

Introdução: Sejam bem vindos ao primeiro dia da novena à Nossa Senhora das Dores. Nossa Senhora sofre a primeira dor com a profecia de Simeão. Busquemos entender o coração de mãe de Maria e entender suas dores. Rezemos esta oração para iniciarmos esta Novena:

Todos: Virgem dolorosíssima, seríamos ingratos, se não nos esforçássemos em promover a memória e o culto de vossas dores. Vosso Divino Filho tem vinculado à devoção de vossas dores, particulares graças para uma sincera penitência, oportunos auxílios e socorros em todas as necessidades e perigos. Alcançai-nos, Senhora, de vosso Divino Filho, pelos Méritos de vossas Dores e lágrimas, a graça... (faça seu pedido de uma graça) Amém

Leitura: “Eis que este Menino esta posto para ruína e para ressurreição de muitos em Israel, e para ser alvo de contradição. E uma espada trespassará a tua alma, a fim de se descobrirem os pensamentos escondidos nos corações de muitos.” (Lc. 2, 25-35)

Das visões da Beata Anna Catarina Emmerich:

"Na madrugada do dia seguinte, conta a Serva de Deus, vi a
Sagrada Família dirigir-se ao Templo. Entraram num pátio do
Templo, que era cercado de muros. Maria, com o Menino, foi
recebida por uma matrona idosa, que a conduziu por um corredor ao Templo.

Nesse corredor veio o velho Simeão, cheio de santa esperança, ao encontro da SS. Virgem. Ele vira, no dia anterior, um Anjo que lhe aparecera e avisara de que prestasse atenção ao Menino que no dia seguinte seria apresentado em primeiro lugar: era o Messias. Simeão dirigiu algumas palavras a Maria, cheio de júbilo e, tomando o Menino nos braços, apertou-o ao coração.

A SS. Virgem foi depois conduzida aos átrios do Templo, onde a receberam Ana, que também tivera uma visão e Noemi, sua antiga mestra.

Simeão levou Maria à mesa do Sacrifício, sobre a qual ela colocou o Menino Jesus, num bercinho de vime. Nesse momento, vi que o Templo se encheu de uma luz inefável. Vi que Deus estava nessa luz e, por cima do Menino, vi o céu aberto, até ao trono da SS. Trindade.

Simeão reconduziu então Maria ao lugar das mulheres. Ele e três outros sacerdotes tomaram as vestes sacerdotais. Um
deles colocou-se atrás e outro diante da mesa do sacrifício; os
outros dois, nos lados estreitos da mesa, orando sobre o Menino. Maria, conduzida de novo à mesa do sacrifício, ofereceu frutas, algumas moedas e um par de rolas. O sacerdote, porém; de trás da mesa, tomando o Menino nos braços, levantou-O e moveu-O para diversos lados do Templo, orando por muito tempo. Entregou depois o Infante a Simeão, que o depositou nos braços de Maria, orando sobre esta e o Menino.

A SS. Virgem retirou-se depois ao lugar das mulheres, ao qual, entretanto, cerca de vinte mães já haviam chegado, com os primogênitos para os apresentar. José ficou mais para trás, no lugar dos homens. Então começaram os sacerdotes diante do altar uma cerimônia com incenso e orações. Tendo acabado esse ato, dirigiu-se Simeão a Nossa Senhora, e, tendo recebido a criança nos braços, falou muito a respeito do Menino, com entusiasmo, alegria e em alta voz. Louvando a Deus, por ter cumprido a sua promessa, exclamou:

"Agora, Senhor, deixai partir o vosso servo em paz, conforme Vossa palavra. Pois meus olhos viram a Vossa salvação, que preparastes diante dos olhos das nações: luz para aclarar os gentios e glória de Israel, vosso povo.”

José aproximara-se depois do sacrifício, escutando respeitosamente, juntamente com Maria, as palavras entusiasmadas de Simeão, que abençoou a ambos, dizendo depois a Maria:

"Este menino veio ao mundo para a ruína e ressurreição de muitos em Israel e para ser um sinal de contradição. Vós mesma tereis a alma varada por uma aguda espada e assim serão patenteados os corações de muitos".

Tendo Simeão acabado de falar, começou também a profetisa Ana, inspirada pelo Espírito Santo, a glorificar o Menino Jesus,
felicitando à SS. Virgem.

Reflexão: Nossa amada Mãe Maria Santíssima sofre a primeira dor em seu coração ao ouvir a profecia de Simeão. Quanta dor Ela sentiu como Mãe do Senhor ao ouvir tal profecia. Ao ouvir que por causa daquela criança ela sofreria e mais ainda que a própria criança sofreria muito.

Nos unamos a Nossa Senhora nesta primeira dor ao ver que ainda hoje o Senhor nosso Deus sofre por nossa causa e Maria Santíssima também. Unamos o sofrimento de todas as mães que sofrem com seus filhos a esta primeira dor de Maria Santíssima. Assim seja.

Todos: Assim seja. Amém.

Oração: Pela dor que sofrestes ao ouvir a profecia de Simeão, de que uma espada transpassaria o vosso Coração, Mãe de Deus, ouvi a nossa prece! Ave Maria...

LIVRO DA NOVENA DE NOSSA SENHORA DAS DORES: https://www.lojasagradaface.com.br/produtos/novena-nossa-senhora-das-dores/

LOJA VIRTUAL - https://www.lojasagradaface.com.br/

Loading comments...