BANCOS AMERICANOS QUEBRARAM - SERÁ UMA NOVA CRISE MUNDIAL?

1 year ago
9

Dois bancos americanos quebraram me menos de uma semana e diversos outros bancos tiveram quedas superiores a 50% em apenas um único dia nas bolsas de valores dos EUA. Será que estamos entrando em uma crise mundial?

Na última sexta-feira, 10, foi decretada a falência de dois bancos norte-americanos: o Silicon Valley Bank (SVB), focado em startups de tecnologia, e o Signature Bank, especializado no fornecimento de serviços bancários para escritórios de advocacia. Logo em seguida, autoridades federais anunciaram medidas para conter consequências da crise financeira gerada pela quebra das instituições.

Os bancos funcionam emprestando dinheiro de terceiros. Por isso, se toda população precisar retirar sua poupança ao mesmo tempo, o caixa disponível não será suficiente para cumprir os resgates. Isso acontecendo de maneira macro significaria uma quebra sistêmica, o que traz implicações negativas para toda economia. Para evitar que isso aconteça, o Fed [o Federal Reserve, órgão equivalente ao Banco Central nos Estados Unidos] lançou uma linha de financiamento que assegura os depositantes do banco. Um dos principais motivos para falta de liquidez do Silicon Valley foi o aumento dos juros nos Estados Unidos. Parte considerável dos ativos do banco estavam alocados em títulos do Tesouro Americano ou em participação nas startups que eles financiavam, ambos com revisões negativas em seu valor patrimonial com o recente aumento nos juros.

Alberto Amparo, da Suno Research participou desse episódio para explicar o problema e como o investidor de longo prazo deve enxergar a situação.

→ Mande sua mensagem de voz: https://anchor.fm/moneyplay-podcast

→ Acompanhe o MoneyPlay Podcast nas redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/moneyplay_podcast/
Twitter: https://twitter.com/MoneyPlayPodca1

Loading comments...