COMO FAZER TRANSAÇÕES BITCOIN - DE ENVIAR A RECEBER (AULA #4)

1 year ago
35

COMO FAZER TRANSAÇÕES BITCOIN - DE ENVIAR A RECEBER (AULA #4)

#enviarbitcoin #comprarbitcoin #receberbitcoin
______________________________________
Meu Instagram Pessoal:
https://www.instagram.com/ruiludovinocoach/
______________________________________

Olá amigos, meu nome é Rui Ludovino do mentes milionarias e todas as semanas eu partilho uma video aula nova como esta explicando alguns conceitos básicos sobre Bitcoin e criptomoedas. Desta forma, você pode aprender sobre o Bitcoin por conta própria ou encaminhar esses vídeos para amigos ou familiares que tenham dúvidas. O tópico de hoje é o caminho que o Bitcoin faz desde o seu envio até o seu recebimento.

Neste episódio, vamos repassar exatamente o que acontece com um único Bitcoin do momento em que você pressiona o botão enviar em sua carteira até que seja recebido do outro lado. Esperamos que assim que terminarmos esta lição você tenha uma boa compreensão de como a rede Bitcoin funciona e qual é o papel de cada participante específico no ecossistema

Bitcoin. Então vamos começar. O caminho tem três partes: assinatura, transmissão e confirmação. Então vamos começar com a primeira parte: assinatura. Quando eu aperto o botão enviar na minha carteira o que estou realmente fazendo é dizer à minha carteira, “Ei, carteira, eu quero que envie um Bitcoin para meu amigo Joao. Aqui está o endereço Bitcoin do Joao”.

A carteira, em resposta, cria uma mensagem de transação contendo informações sobre mim, o que envia, Joao, o destinatário e o valor que está sendo enviado, neste caso, um Bitcoin.

Posteriormente, a carteira produz uma assinatura digital exclusiva para esta mensagem misturando-a matematicamente com minha chave privada. Em nossa lição anterior, discutimos o conceito de chave privada. É basicamente uma longa sequência de letras e números que atuam como senha para seus Bitcoins. Quem conhece minha chave privada tem controle dos meus Bitcoins.

Uma assinatura digital é uma forma de provar que possuo a chave privada dos meus Bitcoins usando apenas minha chave pública que não tenho problema nenhum em expô-la, mantendo assim minha chave privada bem privada. Além disso, as assinaturas digitais são diferentes cada vez que você assina uma transação.

Bem, é por isso que elas são ainda mais seguras do que uma assinatura real, pois são únicas para cada transação. Então, se eu enviar ao Joao um Bitcoin hoje e outro Bitcoin amanhã, cada uma dessas transações terá uma assinatura digital diferente.

Depois de assinar a mensagem de transação, a carteira então agrupa a assinatura junto com minha mensagem de transação em um pequeno arquivo. E isso conclui nossa primeira etapa de assinatura.

E agora podemos passar para a próxima etapa: transmissão. Na etapa de transmissão, a carteira começa a enviar o arquivo para outros computadores que possuem uma cópia do Blockchain.

Esses computadores também são conhecidos como nós. Cada nó que recebe o arquivo verifica se ele é legítimo. É basicamente ver se eu realmente tenho os fundos que quero gastar e que minha assinatura confere. Da mesma forma que um banqueiro verificaria o saldo da sua conta antes de fazer uma transferencia.

Assim que meu arquivo for verificado, é então repassado para outros nós da rede que repetem este processo. Quando um nó recebe um arquivo, ele o mantém em uma área de espera chamada mempool.

O mempool, abreviação de pool de memória, é um espaço dedicado a transações válidas, mas ainda não confirmadas. Assim que a mensagem da transação chegar ao mempool dos diferentes nós online na rede, podemos dizer que a segunda etapa da transmissão está oficialmente concluída. Agora eu quero fazer uma pausa rápida e falar sobre o status de nossa transação neste momento.

Para realmente ver o que está acontecendo com a nossa transação enquanto está fazendo seu caminho ao longo na rede Bitcoin, podemos usar um Block Explorer. Um Block Explorer é uma ferramenta, geralmente na forma de um site, que permite pesquisar e navegar pelo Blockchain. Usando um Block Explorer, você pode verificar o saldo de diferentes endereços Bitcoin, rastrear transações e obter uma ampla variedade de estatísticas sobre a rede.

Então, neste ponto, se olharmos para nossa transação através do block Explorer, veremos que está marcado como não confirmado, o que significa que foi transmitido para a rede e teve sua assinatura digital verificada, mas ainda não faz parte do Blockchain. Este tipo de transação também é referida às vezes como uma transação de confirmação zero.

video: https://youtu.be/f6HrDlXiZn8

Loading comments...