Manual do Líder de Célula #025 Nossa Cultura Visão Apostólica

1 year ago
34

Estamos estudando a cultura da nossa Igreja. Cultura é o conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos definem a identidade da Igreja.

E finalmente no último parágrafo da nossa cultura lemos que :

Como Igreja Apostólica, somos inseridos em todas as áreas de nossa comunidade, participando de conselhos, associações e entidades, com a finalidade de influenciarmos e implantarmos os Princípios Bíblicos.

Somos uma Igreja Apostólica, o que isso significa? significa que damos liberdade aos 5 ministérios que a Bíblia cita: Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres (cf Efésios 4.11-12), e que nossa visão é apostólica, ou seja, seguimos o modelo bíblico de sermos uma Igreja dirigida pela visão de alguém com um ministério apostólico, conforme deve ser de acordo com Efésios 2.20.

Em Lucas 6.12-13, Jesus chama seus discípulos de apóstolos. Ele não inventou essa palavra e nem o significado dela. Ele usou uma palavra que já existia e que tinha um significados em uso na época.

A teologia costuma simplificar a tradução do termo apóstolo do grego como: enviado com uma missão ou mensageiro. Porém a origem dessa palavra está no ambiente militar e teve diversos usos, todos ligados a conquista territorial e cultural:

- O almirante de uma frota de navios
A frota era enviada ao mar com a missão de conquistar um novo território. O almirante era chamado de apostolo. Junto com sua tripulação desembarcavam e estabeleciam uma nova comunidade. Seu objetivo era a colonização total do território descoberto, nos moldes da metrópole. (neste sentido, podemos dizer que Pedro Álvares Cabral foi um apóstolo)
- Um Embaixador
Um enviado para fazer negócios em nome daquele que o enviou. Assim, um apóstolo governamental servia como representante pessoal, emissário, mensageiro, agente, diplomata, embaixador ou encarregado de negócios.
- Um General Negociador de Territórios
No período do Império Romano, os generais responsáveis por negociar a rendição dos territórios a serem conquistados para o Império eram Apóstolos.
- Colonizadores
Alexandre, o Grande, costumava enviar um grupo de colonizadores gregos, também chamados apóstolos, para implantar a cultura, a religião e a língua grega nos territórios conquistados.
Então quem são os Apóstolos ?
O Apóstolo é um general que conquista territórios e influencia geografias

E no sentido Bíblico?
Apóstolos Bíblicos têm uma visão de implantação do Reino de Deus na Terra, implantando seus princípios, sua cultura, suas leis, sua estrutura de governo em diferentes locais ou áreas de atuação da sociedade.

O Apóstolo atua para conquistar Territórios e Geografias para o Reino de Deus:

- Territórios: Espaços como comunidades, cidades, nações.
- Geografias: Diferentes áreas da sociedade, como religião, famílias, governo, economia, educação, mídia, artes, esportes e entretenimento
-
O ministério apostólico foi negligenciado pela Igreja no decorrer dos tempos.
Generalizou-se na Igreja a crença de que o Ministério Apostólico acabou, que o Ap. Paulo teria sido o último dos Apóstolos. Essa crença não é bíblica, ela surgiu no período da Reforma Protestante, como reação ao catolicismo, pois na Igreja católica o Papa é considerado o substituto do Ap. Pedro e conhecido como o Santo Apóstolo de Cristo.

Então, como uma forma de reagir à Igreja Católica a reforma trouxe a ideia de que o ministério apostólico encerrou com o Ap. Paulo, anulando assim a autoridade apostólica do Papa, porém essa ideia de que Paulo foi o último Apóstolo não tem base bíblia alguma (a Bíblica cita nominalmente 28 apóstolos e uma apóstola).

Hoje vivemos a restauração do ministério apostólico, porém ele ainda é compreendido quase que somente no nível religioso, no nível estrutural da hierarquia da Igreja. Por isso, geralmente, para desconhecedores do assunto, simplificamos o papel do apóstolo com um pastor de pastores, um implantador de igrejas, um missionário que conquista uma etnia ou uma região para Jesus.

Porém o ministério apostólico opera também nas outras geografias da sociedade. Podemos ter um apóstolo que, fazendo parte da Igreja, é enviado para conquistar a política para o Reino de Deus, ou a Educação, ou a Economia, ou a Mídia, as Artes, etc.

É por isso que faz parte da cultura apostólica de nossa igreja, inserir-se em todas as áreas da sociedade para influenciarmos e implantarmos os Princípios Bíblicos e como bons cidadão cooperarmos para o bem de toda a nossa comunidade.

Loading comments...