Corumbau BA

1 year ago
33

Quando fizemos a reserva, o dono da pousada Vila das Mangabeiras mandou um zap orientando a não seguirmos o caminho do Google Maps porque o caminho era muito ruim e informava um outro caminho. Queria seguir por estradas mais próximas do mar, e também não sabia se as informações se aplicavam a quem vinha do norte ou do sul, então programei o caminho pelo Maps mesmo.
A estrada a partir de um ponto virou uma longa trilha entre cercas de fazendas onde só dava para passar um carro, muita lama e erosões e ninguém à vista. Chegamos a ficar na dúvida se o Maps estava delirando, o que já aconteceu antes com a gente, mas fomos seguindo. Depois de muitos quilômetros chegamos a um largo com umas três casas, onde uma moça confirmou que o caminho ia mesmo dar em Corumbau.
Foram umas 9 horas de viagem. O Jimny passou bem, mas um carro normal certamente teria ficado pelo caminho, em local sem sinal de celular.
A pousada era bem boa e bem cuidada. O quarto era bem grande e confortável.
Fomos jantar no restaurante Bistrô do Portuga, e comemos uma pizza de camarão nota 10.
Praia de Corumbau
Depois de um bom café da manhã na pousada fomos para a Praia de Corumbau pelo acesso mais próximo. Andamos para o lado direito, era bem bonito. Mais adiante a praia se estreitava entre uma falésia e o mar, em certo ponto foi ficou obstruída por pedras, então fomos caminhar para o outro lado.
Quando voltamos fomos com o jipe até a Ponta de Corumbau. É a região mais sofisticada de Corumbau, com casa e pousadas bem luxuosas. Estacionamos perto do farol e fomos dar um passeio para conhecer o local, uma praia bonita mas sem nada muito especial.
Fomos almoçar no restaurante Acarajé da Cida, bem modesto, menos nos preços. Comemos um peixe que estava gostoso mas veio numa porção insuficiente e com pouco acompanhamento também. Não deu para satisfazer nossa fome.
Barra do Cahi
Nesse dia fomos conhecer a Barra do Cahy, que seria o primeiro local onde aportaram as caravelas de Cabral. Fica a uns 12 km de Corumbau por estrada de terra boa.
Estacionamos no fim da estrada e fomos andando até a barra do rio.
O lado mais interessante é a outra margem, e é lá que estão os bares. Perto do estacionamento tinha um barqueiro com uma lanchinha para levar para o outro lado do rio, mas soubemos que com maré baixa dava para atravessar com água pelos joelhos, então fomos conferir.
Caminhamos até a ponta de areia da foz do rio e fomos surpreendidos pela beleza do lugar, que é muito impressionante. A barra do rio forma uma série de bancos de areia, lagoas, mangues, falésias e muitos coqueiros.
A maré estava cheia, mas do outro lado do rio havia um grupo com cadeiras e guarda-sóis, e um deles estava andando bem pelo meio do rio, com água pela altura do peito. Pedimos umas indicações para ele, que parecia ter um bom conhecimento do local, e fomos atravessar levando nossas coisas (camisas, bolsas, celulares e chapéus) nas mãos com os braços estendidos para cima. Tinha uma correnteza razoável, ainda entrando do mar.
Quando chegamos do outro lado, depois dos agradecimentos voltamos a nos impressionar com a beleza da paisagem. Realmente, foi o lugar mais bonito que vimos em toda a viagem.
Logo depois da travessia há uma cruz comemorativa do desembarque dos portugueses na praia com uma placa narrando o evento, texto provavelmente extraído da carta de Pero Vaz de Caminha. Só não ficou explicado por que eles chamaram o rio de Cahy, se deram o nome, ouviram dos índios ou tinha uma placa no local.
Depois da tradicional caminhada ficamos um tempo no Mankuzo Beach Club, que é um bar muito bonito, que atende a clientela que vem de carro de Cumuruxatiba. Comemos uns pastéis de camarão e bebemos água de coco.
O céu ali estava parecendo cenográfico, como uma pintura, e ficamos um bom tempo apreciando suas configurações.
Na volta a maré estava mais alta ainda, começando a vazar, mas deu para atravessar bem o rio Cahy.
De volta a Corumbau, fomos jantar novamente no Portuga, comemos filé com aipim frito, legume e salada. Tudo muito bom e bem servido. Esse restaurante é mesmo nota 10, recomendamos.
Dia seguinte, depois do café da manhã seguimos para Itaúnas.

Loading comments...