Origem do Império Maia

1 year ago
20

Organização política maia

Os maias não estabeleceram um único império  como os astecas e os incas.
Eles foram politicamente organizados em cidades-estados, que juntamente com aldeias formaram unidades políticas independentes, cada uma das quais com seu próprio nível de desenvolvimento.
Em cada estado havia poder e autoridade  em nome de um deus.
O chefe do governo da cidade era auxiliado por um conselho e  um grupo de funcionários do governo responsáveis ​​pela manutenção da ordem pública, incluindo chefes de aldeia, chefes militares e outros.

Economia Maia

A economia da civilização maia era basicamente a agricultura. Cultivavam  milho, produto considerado sagrado  algodão,  cacau e  agave.
Melhoraram sua atividade econômica com a caça, a pesca e o artesanato. O método de produção era coletivo, a terra não era propriedade privada e, teoricamente, toda a terra era propriedade do Estado.
Cada camponês como membro da cidade tinha o direito de usá-los e alimentá-los, com a obrigação de pagar o imposto coletivo recolhido pelo Estado.
O Estado se apropriou do trabalho dos camponeses e os obrigou a trabalhar de graça na construção de palácios, templos e grandes instalações de irrigação e represas.

Sociedade e Cultura Maia

A grandeza da sociedade maia foi construída pelo trabalho de uma população controlada e disciplinada. A organização social era rígida. Havia classes sociais como:

• O valor mais alto era a  família real, os moradores dos cargos governamentais mais importantes e  comerciantes.

• No segundo turno havia funcionários públicos, como  cobradores de impostos, oficiais de defesa e mestres de cerimônias.

• No terceiro período havia trabalhadores  e  agricultores.

• Finalmente, os escravos, que geralmente eram prisioneiros de guerra.

O grupo social mais poderoso, isto é, os sacerdotes, monopolizou a escrita e o conhecimento científico, especialmente astronomia e  matemática.
Os maias acreditavam que os destinos da humanidade eram determinados pelos deuses, então a religião estava presente em todas as atividades culturais humanas.
Eles desenvolveram seu próprio sistema  de escrita, ainda hoje incompreensível, baseado em imagens de objetos e ideias. É claro que ele tinha um alto nível de abstração.

Religião Maia

Os maias acreditavam que o destino era controlado pelos deuses. Itzamna, o Senhor do Céu, era a divindade mais importante. Os deuses da lua, sol, chuva,  vento,  morte e vida eram adorados, bem como deuses associados à agricultura e à caça.
Durante as cerimônias com danças e apresentações teatrais, vários alimentos eram oferecidos aos deuses, animais e sacrifícios humanos.

O Declínio da Civilização Maia

A partir do século IX, a civilização Maia declinou lenta e constantemente. Existem várias hipóteses sobre esse fato.
Alguns estudiosos acreditam que isso pode ser devido a guerras, lutas pelo poder, invasões ou má gestão do uso da terra.
O esvaziamento do solo tornou a produção insuficiente para o consumo e obrigou os maias a deixarem suas capitais.
É claro que a civilização maia não existia quando os espanhóis chegaram à América.

Loading comments...