A história do Papai Noel do Trem

1 year ago
12

🇧🇷 Nas últimas duas décadas, as crianças que moram à beira das ferrovias da região do Campos Gerais, no Paraná, aguardavam ansiosamente pelo mês de dezembro, para ver o Papai do Noel do Trem passando em seu compromisso diário como maquinista de trem.

A ideia do Papai Noel nasceu em um último trem às vésperas do Natal, ainda no tempo da RFFSA, que para animar a monótona viagem, o maquinista usou uma estopa como barba, uma pequena touca e começou a acenar e buzinar para todos ao redor da ferrovia. Desta brincadeira, o espírito do Papai Noel encarnou no maquinista, que passou a fazer da passagem do trem pelas cidades do interior do Paraná, uma grande atração de Natal. Com ajuda de amigos "duendes", eram preparados pequenos pacotes de doces, para distribuir ao longo da ferrovia.

A clássica buzina no enredo de Natal era chamativo. Ao longo dos anos registrando as passagens do Noel, a primeira buzina no estilo "Jingle Bells", diversas crianças brotavam nos carreiros no meio do mato. Em uma oportunidade de "duende" do Papai Noel do Trem, em uma viagem a bordo, ele me instruiu precisamente quantos pacotinhos teriam que ser jogados na próxima curva. "Separe 3 pacotinhos. Ali na curva, vai ter dois piazinhos e uma menininha". Quando chegávamos lá, era certeza: Lá estavam as 3 crianças esperando. E assim era a cada viagem, pelo menos 400 pacotinhos distribuidos ao longo da jornada.

Como a beira da ferrovia é moradia de pessoas mais humildes, o Papai Noel do Trem procurou fazer algo para este pessoal ter um Natal mais feliz. As crianças deixam as cartinhas nas estações, o Papai Noel as recebe dos amigos maquinistas, e encarrega de encontrar padrinhos para os presentes. Existe um esforço dos amigos do Noel para ninguém ficar para trás. Até as crianças mais "grandinhas", os pais, ganham presentes, normalmente cestas de natal para toda a família.

Aqui neste vídeo, trazemos alguns momentos do dia a dia das viagens de dezembro do Papai Noel do Trem dos anos de 2006 a 2012. Neste ano, o maquinista ganhou seu presente de Natal, a aposentadoria pelos 35 anos de serviços prestados para a ferrovia. Mas o lado Papai Noel, continua na ativa. Mesmo não estando abordo do trem, ele se encarrega de chegar aos mesmos locais de sempre, para levar presentes para as crianças da ferrovia.
Está gostando dos vídeos do canal Ferrovia Sul ? Deixe o seu jóinha 👍 e seu comentário. Inscreva-se 🔔 em nossos canais para ficar por dentro das novidades.

#trem #train #ferroviasul #trens

🔴 Youtube: https://www.youtube.com/ferroviasul
🔴 Facebook: https://www.facebook.com/ferroviasul
🔴 Instagram: https://www.instagram.com/ferroviasul

Loading comments...