Ciência Cognitiva, por Henrique Del Nero e Nelson Papavero_Uma Janela para o Mundo_Rádio USP FM_1991

2 years ago
153

Este diálogo entre os Profs. Drs. Henrique Del Nero (1959-2008) e Nelson Papavero (1942-), ambos do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP), remete àquele célebre e antológico entre Konrad Lorenz (1903-1989) e Karl Popper (1902-1994) ao pé da lareira da casa de Lorenz em Altenberg, nos arredores de Viena, em 21 de fevereiro de 1983, quando ambos já eram octogenários. O título “O futuro está aberto” não podia ser mais apropriado no caso deste, e “Uma Janela para o Mundo” não podia ser mais apropriado para o programa da Rádio USP FM (93,7 MHz).

Não se tratou, referindo-me aqui a ambos, propriamente de uma entrevista, de uma discussão, de uma controvérsia, nem tampouco de um debate; foi sim um diálogo, desses que rompem fronteiras e abrem novos horizontes.

Pesquisador com múltiplos interesses, o psiquiatra Henrique Schützer Del Nero foi o fundador e coordenador do Grupo de Ciência Cognitiva do IEA de 1990 a 1997 e professor do programa de pós-graduação do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da USP, onde atuava no Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ciência Cognitiva, que criou e coordenou de 2003 a 2005. O grupo e o núcleo sempre tiveram composição interdisciplinar, a exemplo do perfil intelectual de Del Nero, com a participação de pesquisadores e profissionais de áreas como computação, biociências, psicologia, filosofia, engenharia, direito, economia e comunicação. Del Nero era também médico pela Faculdade de Medicina da USP, mestre em filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e doutor em engenharia de sistemas pela Escola Politécnica. Escreveu três livros: "O Sítio da Mente: Pensamento, Emoção e Vontade no Cérebro Humano" (Collegium Cognitio, 1997), "O Equilíbrio Necessário" (Collegium Cognitivo, 1998) e "Anarquia e Alucinações" (Hermes, 1982).

Um dos principais expoentes da zoologia brasileira, Nelson Papavero se doutorou em História Natural pela USP em 1971. Foi um dos principais colaboradores do Plano Nacional de Zoologia do CNPq, no qual fez o levantamento da situação dessa ciência no Brasil. Foi biologista do Museu de Biologia da USP e encarregado da área científica do Museu Paraense Emílio Goeldi, atuando como vice-diretor dessa instituição por três mandatos consecutivos, bem como presidente da Sociedade Brasileira de Zoologia (SBZ). Foi professor visitante e membro do grupo de Lógica e Teoria da Ciência do IEA entre 1989 e 1994. Sua contribuição para a ciência a partir da segunda metade do século XX é decisiva, com publicações nas áreas de zoologia, sistemática, biogeografia e história da ciência, atuação em cursos de pós-graduação e na formação de professores e alunos. Foi o principal introdutor e disseminador da sistemática filogenética hennigiana no Brasil. Sua participação ativa na criação dos Cursos Especiais de Sistemática Zoológica do CNPq e os inúmeros cargos administrativos que acumulou durante sua trajetória acadêmica foram fundamentais para o desenvolvimento da zoologia e da biologia comparada no Brasil.

Esta edição de “Uma Janela para o Mundo” foi ao ar pela Rádio USP FM em uma tarde de sábado, 12 de outubro de 1991. Sendo um ouvinte assíduo do programa, gravei-o em fita k-7, que digitalizei e ora lhes trago diretamente dos meus arquivos.

Fotos:
- Jovem Nelson Papavero (1960). Cortesia de Márcia Couri.
- Viagem de campo à Estação Biológica de Boracéia, USP, na primeira metade da década de 1960. Da esquerda para a direita: Henry Moses Canter, Nelson Papavero, Aristides Almeida Rocha e Karol Lenko. Cortesia de Henry Canter.
- Primeiros Cursos Especiais de Sistemática Zoológica realizados em São Carlos, 1981. Da esquerda para a direita: Nelson Papavero, Júlio César Garavello (UFSCar), Reimar Schaden (PNZ-CNPq) e Francisco de Assiz Esteves (UFSCar). Cortesia de Nelson Papavero.
- Primeiros Cursos Especiais de Sistemática Zoológica, realizados em São Carlos, 1981. Em pé, Nelson Papavero é o segundo da esquerda para a direita. Cortesia de Nelson Papavero.
- Nelson Papavero, São Carlos, 1981. Cortesia de Nelson Papavero
- Primeiros Cursos Especiais de Sistemática Zoológica, realizados em São Carlos, 1981. Na primeira fila à esquerda, movimentando o aparelho, Júlio César Garavello (UFScar). Ao centro, Nelson Papavero, e à esquerda, de óculos, Ulysses Caramaschi (Museu Nacional, UFRJ). Cortesia de Nelson Papavero.
- Nelson Papavero (2011).
- Nelson Papavero em foto de Gustavo Morita.

Inscreva-se no canal: https://www.youtube.com/ClaudioSuenaga

Ajude-me no Patreon: https://www.patreon.com/suenaga

Site: https://claudiosuenaga.yolasite.com
Blog: https://www.claudiosuenaga.com.br/
Facebook (profile): https://www.facebook.com/ctsuenaga
Facebook (Exposing the Matrix page): https://www.facebook.com/clasuenaga
Instagram: https://www.instagram.com/claudiosuenaga
Pinterest: https://br.pinterest.com/claudiosuenaga
Twitter: https://twitter.com/suenaga_claudio

Loading comments...