Premium Only Content

Ilíada, Homero por José Monir Nasser Parte 1
A Ilíada é a mais antiga e a mais extensa das obras atribuídas ao lendário poeta Homero; é, também, o mais antigo texto literário da Europa e da cultura ocidental.
O título do poema deriva de “Ílion”, nome alternativo da mítica cidade de Troia, que possivelmente corresponde ao nível VIIa da antiga cidadela descoberta em Hisarlik, Turquia, por Schliemann[1].
Acredita-se que a Ilíada tenha sido originalmente uma composição oral, memorizada e recitada em ocasiões especiais, composta entre -750 e -725 (Janko, 1982) a partir de lendas e de memórias do Período Micênico e da Idade das Trevas. Somente no final do século -VI, dois séculos mais tarde, os versos foram colocados na forma escrita.
O poema era uma das obras mais apreciadas da Antiguidade, constantemente citada por filósofos e outros eruditos, e exerceu enorme influência tanto na literatura romana quanto na cultura ocidental como um todo.
O assunto do poema, retirado das lendas do Ciclo Troiano, cobre apenas um período de mais ou menos 45 dias do décimo ano da Guerra de Troia. O tema principal é a ira do herói Aquiles que, afrontado por Agamêmnon, filho de Atreu, comandante do exército grego, retira-se da luta.
A ação transcorre na sitiada cidadela de Troia e arredores, e no acampamento dos gregos, que fica bem próximo, entre a cidadela e as naus ancoradas. Algumas cenas se passam no Olimpo, morada dos deuses, e nas montanhas próximas de Troia.
A quantidade de personagens da epopeia é enorme; uma estimativa conservadora chegaria a duas ou três centenas, pelo menos, entre deuses, heróis, mulheres e participantes incidentais, muitos sem nome.
Os deuses têm importante participação em todos os episódios do poema e interagem frequentemente com os personagens humanos; alguns deles chegam ao ponto de lutar em diversas batalhas. Do lado dos gregos, estavam Atena, Hefesto, Hera e Posídon; do lado dos troianos, Afrodite, Apolo, Ártemis e Ares. Zeus trabalhou, em diferentes momentos, a favor dos gregos ou dos troianos.
===============================
📛📛 José Monir Nasser foi um economista e escritor brasileiro. Figurou no conjunto de personalidades responsáveis pelo reavivamento de estudos em conhecimentos tradicionais no Brasil, particularmente atuando no ensino de literatura e cultura geral.
-
2:14:50
Badlands Media
12 hours agoBadlands Media Fantasy Football Live Draft
40.2K -
2:12:29
Inverted World Live
6 hours agoWe Are Time Travelers | Ep. 100
79.8K12 -
2:57:09
TimcastIRL
7 hours agoCorporate Press Refuses To Mention Minneapolis Shooter Was Trans | Timcast IRL
187K100 -
5:26:57
Akademiks
6 hours agoWar in RAT-LANTA. Young Thug vs Gunna vs Ralo vs YSL MONDO. Who Will Le Bebe Pick. FINAL CRASHOUT!
54.5K3 -
1:02:24
Man in America
10 hours agoThe Final Battle: Nanotech, Transhumanism & the War for Your Soul w/ Dr. Ed Group
44.8K6 -
39:56
Sarah Westall
4 hours agoUpcoming World Wide Economic Collapse/Deep Recession & What the Big Money is Doing w/ Ed Dowd
41.2K5 -
2:52:55
Barry Cunningham
5 hours agoIT'S MOVIE NIGHT WITH BARRY!
48.7K29 -
31:05
The Why Files
2 days agoPeru's Most Terrifying Mystery | The Face Peelers
54K41 -
1:32
Gaming on Rumble
13 hours agoWhat is the Rumble Creator Program?!?! | Lvl UP
41.5K4 -
1:50:49
Flyover Conservatives
1 day ago9/11 on Steroids: What’s Coming This Fall? - Bo Polny | FOC Show
51.4K11