Manual do Líder de Célula #015 Nossa Cultura Shabat

2 years ago
12

Estamos estudando a cultura da nossa Igreja. Cultura é o conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos definem a identidade da Igreja.

No sexto parágrafo da Nossa Cultura lemos que:
Lembramos do dia do Senhor, que é o Shabat, ainda que não o possamos consagrar totalmente pois nos sujeitamos às normas de trabalho de nosso país.(Êxodo 31:13)

Sábado (shabat) significa parar de trabalhar, descansar. Gênesis 3.2 diz que o Shabat é um dia santificado e abençoado por Deus para o descanso.

Reverenciar o SHABat é fazer uma declaração de que cremos que Deus criou o mundo e Cremos em sua soberania sobre a criação. É um dia de alegria, de comunhão em família, de meditação na Palavra e adoração a Deus.

Os apóstolos e os primeiros cristãos reverenciavam o shabat. Não há nenhuma referência Bíblica de mudança do Dia do Senhor do sábado para o domingo. Até porque a observância do Shabat é o quarto dos 10 mandamentos e Jesus não veio mudar ou abolir a Palavra de Deus. Ele veio para cumpri-la.

Jesus não a profanou o shabat, como muitos pensam. Ele não se sujeitou às regras criadas pelos judeus posteriormente para o sábado, mas obedeceu plenamente a lei de Deus .

A substituição do sábado pelo domingo, foi estabelecida primeiramente por Constantino , como adoração ao sol. Depois o dia do sol foi cristianizado pelo catolicismo com a justificativa de que Jesus ressuscitou no domingo. Essa foi também uma forma da igreja romana romper com as raizes judaicas do cristianismo.

Apesar desse entendimento que temos sobre o shabat, entendemos que precisamos nos sujeitar às normas de trabalho do nosso país e que não é da vontade de Deus que passemos por dificuldades financeiras por causa do Shabat, pois Jesus ensinou que o sábado é um presente para o nosso benefício e não uma escravidão. Portanto se a sua profissão, negócio ou emprego exige que você trabalhe aos sábados, continue trabalhando.

Minha sugestão é que na sexta, (na Bíblia os dias vão do entardecer ao entardecer) no final da tarde você reúna a família e tenha um tempo de culto familiar e comunhão (costuma-se acender duas velas como sinal deste momento) e, se possível, tenha um dia de descanso, comunhão e adoração de uma forma diferente de todos os outros da semana.

Costumamos nos cumprimentar durante a semana com a palavra Shalom, que significa paz e plenitude e no sábado dizemos Shabbat Shalom, desejando plenitude de paz e descanso com a benção do Senhor.

Loading comments...