Manual do Líder de Célula #018 Nossa Cultura Compromisso

1 year ago

Estamos estudando a cultura da nossa Igreja. Cultura é o conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos definem a identidade da Igreja.

No décimo terceiro parágrafo da Nossa Cultura lemos que:
Cremos que o namoro é uma cultura ocidental inadequada, e por isso orientamos jovens a seguirem o Compromisso como forma de relacionar-se em preparação para o casamento.

A Bíblia diz em Lucas 1.27 que Maria estava comprometida com José (ou seja, o padrão bíblico é o compromisso), ela não estava namorando com José, não estava desposada ou noiva de José como algumas traduções trazem.

O compromisso é um relacionamento de preparação para o casamento alinhado ao padrão bíblico. Os passos do Compromisso são: período de oração (indicado 3 meses); definição da data prevista para o casamento; bênção dos pais e pastores; oficialização do compromisso e manter-se sem toques físicos (beijos e carícias) até o casamento. Aí você pode dizer, é pecado beijo na boca antes do casamento? Não é a relação sexual antes do casamento que é pecado e que devemos nos abster? A abstinência, para os solteiros, não deve ser somente da relação sexual, mas de todo tipo de intimidade que provoque a excitação sexual. Podemos discutir e até discordar se um beijo na boca e carícias já podem ser consideradas ou não relação sexual. Mas todos concordam que estas práticas estimulam o desejo e preparam o corpo para a relação, um estímulo que certamente não é correto para pessoas solteiras.

Por isso o Compromisso faz parte da nossa cultura e segui-lo é uma exigência para aqueles que exercem liderança na igreja.

Loading comments...