Anticoagulação, para quê? [Conhecer isso pode salvar vidas!] | Geydson Cruz; MD,MSc

2 years ago
3

Anticoagulação é um tipo de tratamento cada vez mais utilizados nos dias atuais, mas ele traz consigo alguns riscos inerentes a ele que você não saber pode estar sob risco. Vamos conhecer um pouco mais sobre esse tipo de tratamento e fazer com que você se sinta mais seguro

A coagulação é processo fisiológico, ou seja, ocorre normalmente em todos nós e sua função é evitar que o sangue saia dos vasos sanguíneos o que levaria ao que chamamos de exsanguinação. Pequenos traumas podem ocorrer naturalmente ou em determinado momento estamos expostos a lesões do cotidiano e sangramento por causa dessas lesões irão ocorrer. É exatamente aí que entra a coagulação com a função de formar algo como se fosse um tampão para impedir a hemorragia. Se esse processo ocorre de forma normal o final do processo é a formação do coágulo no local onde houve a lesão, parando assim o sangramento. A partir dessa base formada pelo coágulo entrarão em cena as células do sistema de reparo que levará finalmente a cicatrização. Podemos resumir que a coagulação tem por função a formação do coágulo normal que impede o sangramento e inicia a cicatrização.

Para a formação do coágulo deve haver uma sequência bastante organizada de eventos em que proteínas são ativadas progressivamente até o desfecho final que é a formação de uma proteína chamada fibrina, que poderia ser comparado a um tijolo em que o muro seria o coágulo.

Problemas ocorrem quando há a formação anormal do coágulo, seja onde não há lesão nenhuma ou ainda porque não há meios adequados para freiar a formação desse a um local apenas. Se esse coágulo surge de forma anormal no interior do vaso denominamos de trombo e esse processo pode comprometer a circulação normal devendo ser tratado. Denominamos a formação de trombo na circulação de trombose, que, dependendo do vaso, pode ser arterial ou venosa.

A trombose, que inclusive já foi tema de vídeo aqui no canal, tem que ser tratada com medicações anticoagulantes, sob risco de ocorrer piora progressiva do problema ou ainda a migração de fragmento ou do trombo inteiro, processo que chamamos de embolia. A embolia não é exclusiva de trombo, pode ocorrer de outras formas como a embolia gordurosa, embolia de líquido amniótico e mesmo ar, que chamamos de embolia aérea. No caso da trombo chamamos de tromboembolia que, por sua vez, é um problema sério e ameaçador a vida, podendo levar a morte se não for identificado e corretamente tratado.

Daí a importância de você continua seguindo nossos vídeos, já que esses são fontes de conhecimento sobre a hematologia e a medicina, tornando assim mais simples algo que nem sempre é divulgado de forma a compreensão de todos.

#trombose #TVP #embolia

Esse e outros temas relevantes podem ser vistos no site
https://www.hematonaweb.com

Deseja suportar esse conteúdo?

www.patreon.com/hematonaweb
Bitcoin/BTC: bc1quk26n2rwrepvr4axd7lmle7zcxngveuna55j43
DASH: XgLvwgNWuRrA41CznUmSMjt8AeLwQGAtQM
ETH: 0x57c21DC6a088E77CA15d5710d1541B6AF2e8A767

Twitter: @geydsonhemato
Instagram: instagram.com/hematonaweb
Facebook: www.facebook.com/hematonaweb
Tumblr: www.hematonaweb.tumblr.com

Ouça o Banco de Sangue Podcast - https://hematonaweb.com/podcast/ ou no seu agregador de podcast preferido

Hemato na Web - Canal de Hematologia apresenta nesse vídeo conteúdo relevante e interessante sobre a Hematologia ou a Medicina em geral.

Loading comments...