Manual do Líder de Célula #011 Nossa Cultrua

2 years ago
30

Estamos estudando a cultura da nossa Igreja. Cultura é o conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos definem a identidade da Igreja.

No quinto parágrafo da Nossa Cultura lemos que:
Celebramos as Festas Bíblicas anuais, as quais são: Páscoa (Pessach), Pentecostes (Shavuot), Tabernáculos (Sukot), Hanukkah e Purim.(Êxodo 23:14-17)

Existem 3 Festas Bíblicas principais, as festas do Senhor (Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos) e 2 festas que não foram ordenadas pelo Senhor, mas celebram livramentos do Senhor para o seu povo.

Cada festa tem um grande significado de bênçãos para nós.

A festa de Páscoa (Pessach), no período de Março e Abril: A PÁSCOA marca o livramento de Deus na noite da morte dos primogênitos e a saída dos israelitas do Egito e a morte e ressurreição de Jesus. Essa festa tem todo um processo. Começa com a escolha do cordeiro sem defeitos (que no caso não precisamos fazer isso, Cristo é nosso cordeiro pascal). Na noite da páscoa o sangue do cordeiro é colocado nos umbrais da porta (que no caso, também temos o sangue do Cordeiro de Deus, Jesus que nos purifica de todo o pecado) e então é feito um jantar com o cordeiro, ervas amargas e pães asmos (sem fermento). Seguem-se então 7 dias da festa de Pães Asmos, como símbolo da purificação do pecado e da entrada na Nova Vida.

A Páscoa do calendário romano, as vezes cai na mesma semana da páscoa Bíblica, as vezes não. Podendo dar até 1 mês de diferença. Por que a Páscoa que tradicionalmente os cristãos comemoram é na verdade uma cristianização de uma festa pagã: o festival da Pirmavera (lembrando que no hemisfério norte esse é o período do início da primavera). É um período em que se celebra a fertilidade e a deusa pagã Eoster, cuja festa era simbolizada pelo coelho e pelos ovos.

Se você observar, em inglês existem 2 palavras que significam a festa de Páscoa. Ester (que é a festa pagã, cristianizada pelo catolicismo e Passover, que é a festa bíblica).

A segunda festa, é a festa de Pentecostes (Shavuot), no período de Maio e Junho: Pentecostes é uma festa que ocorre 7 semanas após a Páscoa, celebra a colheita, e tem foco na entrega das Primícias. Celebra a Entrega dos 10 Mandamentos no Monte Sinai e o derramamento do Batismo com o Espírito Santo sobre a Igreja em Atos 2. Celebra-se com uma vigília até o dia clarear, com cultos pela manhã 9hs (horário do derramamento do Espírito em Atos 2), busca do Batismo e dos dons do Espírito Santo e entrega de ofertas e Primícias.
Seguimos no Próximo vídeo.

Loading comments...