Manual do Líder de Célula #012 Nossa Cultura

1 year ago
25

Estamos estudando a cultura da nossa Igreja. Cultura é o conjunto de hábitos, crenças, valores e comportamentos definem a identidade da Igreja.

No quinto parágrafo da Nossa Cultura lemos que:
Celebramos as Festas Bíblicas anuais, as quais são: Páscoa (Pessach), Pentecostes (Shavuot), Tabernáculos (Sukot), Hanukkah e Purim.(Êxodo 23:14-17)

Existem 3 Festas Bíblicas principais, as festas do Senhor (Páscoa, Pentecostes e Tabernáculos) e 2 festas que não foram ordenadas pelo Senhor, mas celebram livramentos do Senhor para o seu povo.

Cada festa tem um grande significado de bênçãos para nós.

Festa de Tabernáculos (Sucot), no período de setembro e outubro: Tabernáculos (Tendas ou Cabanas) celebra o período de peregrinação do povo de Israel pelo deserto, habitando em tendas frágeis, mas contando com a proteção de Deus. É uma festa que aponta para a primeira vinda do Messias Jesus (quando João 1.14 diz que Jesus habitou entre nós, a tradução melhor seria algo como tabernaculou entre nós. Tabernáculos é o período correto do nascimento de Jesus e não o Natal. (o natal foi a cristianização de uma festa pagã). Não considero que seja pecado alguém comemorar o nascimento de Jesus em Dezembro, a questão é que agora sabemos que Ele nasceu no período de Tabernáculos e não no Natal. Existem porém alguns símbolos na festa natalina que não tem nada a ver com Jesus, como o Papai Noel e a árvore de Natal

Tabernáculos também aponta para a segunda vinda do Messias.

A festa dos Tabernáculos é um período festivo, que começa com a celebração da Festa das Trombetas no Hosh Hashaná, o ano novo judaico (e aqui é bom lembrar que Jesus virá ao som da última trombeta, apontando para este dia) Neste dia toca-se o shofar várias vezes durante o dia; Então conta-se 10 dias de consagração e arrependimento, no décimo dia ocorre o Yom Kippur, dia do perdão, ou dia do arrependimento, ou dia da expiação, era o dia do Sumo Sacerdote entrar no Santo dos Santos para expiar os pecados. Esse dia é celebrado com um jejum de 25 horas. No 15º dia inicia-se a Celebração de 7 dias, que é a Festa dos Tabernáculos, simbolizado pela construção de cabanas, para se reunir, fazer as refeições e até passar a noite. No 8º Dia, chamado último e Grande dia da Festa, os sacerdotes tiravam água do tanque de Siloé para lavar o altar, numa linda celebração e clamavam pela chuva e celebra-se o Simchat Torah (que é a celebração da entrega das segundas tábuas dos 10 Mandamentos a Moises (ele havia quebrado as primeiras devido ao pecado do povo que fez o bezerro de ouro) e dança-se com os rolos da Bíblia.

Para nós a Festa de Tabernáculos tem especial significado porque nossa Igreja nasceu na 1ª Festa dos Tabernáculos que realizamos em 2010, por ocasião da fusão das Igrejas Batista Nacional de Carazinho e Igreja Lugar de Vida , por isso é o momento de maior celebração em nossa Igreja todos os anos.

No próximo vídeo falo sobre as demais festas.

Loading 1 comment...