Conhece a História do Brasileiro por trás do Call of Duty? #callofduty #callofdutyrio

1 year ago
7

Sou o criador do Call of Duty Frontlines:
https://youtu.be/gudPpy7yR3s
E também do Call of Duty Rio:
https://youtu.be/wJAxElHz5ME

Dediquei mais de 15 anos da minha vida no desenvolvimento da franquia. Criei, desenvolvi e aperfeiçoei muita coisa dentro do Call of Duty durante estes anos. Meu trabalho foi "incorporado" sem sequer me creditar por tudo que criei, e não foi pouca coisa.

Apenas gametypes foram mais de 40 criados por mim, muitos ficaram famosos como Demolition, Search & Rescue, Team Defender e o recente Rescue Prisoner, todos criados e lançados por mim anos antes.

Inovações? Muitas é claro!
. Primeiro Paraquedas no multiplayer
. Primeiro Battle Royale da franquia
. Primeiro Nuke no multiplayer,
. Primeiro modo de armas
. Primeiro modo randômico de armas
. Primeiro sistema de médico
. Servidor Inteligente
. etc, etc, etc...

E um dos casos mais famosos é o sistema de ajuda (Help Mode), que foi pela primeira vez usado no Nazi Zombies do World at War, e lançado como "Die Hard Mode" no MW2 de maneira "Secreta" e ficou conhecido como "Secret Die Hard Mode". Hoje ele está em praticamente todos os jogos COOP do planeta.

Todo ano desde 2008 não tem um título de Call of Duty sequer sem alguma criação minha, sendo por acaso o mais amado e idolatrado deles, o Modern Warfare 2 de 2009 é o que mais tem conteúdo criado por mim.

O padrão é : "Copia mas dá uma dixavada!"
. Sempre trocam os nomes para algo completamente diferente, mesmo que não tenha o menor sentido como foi o caso do Team Defender onde o original se chama Swarm.
. Altera meros detalhes e regras configuráveis de jogo, como número de rounds, valores dos pontos, etc. Como novamente no Team Defender as pontuações foram mudadas para 2 pro time que tem a bandeira e 1 para o time que não tem a bandeira, no Frontlines são 1 e 0 respectivamente. Tudo é igual além do nome e dos valores dos pontos.

Segundo um conhecido advogado da Ubisoft, isso se deve para tentar fugir da lei de plágio americana. Principalmente em relação ao nome.

Não fui só eu que tive o trabalho "absorvido" sem nem mesmo o devido crédito, mas como eu sou o criador do maior e mais premiado projeto, eu criei muito mais, e por isso, também tive muito mais coisas "absorvidas" por eles.

Meu trabalho é 100% legal, e é exatamente por isso que não fazem um Strike contra ele ou me processam. Estão publicados abertamente em locais oficiais como no ModDB.

Então me sabotam de diversas maneiras:
. Proibindo meu trabalho na BGS 2022 ameaçando o Marcelo.
. Proibindo e Ameaçando YouTubers de falar sobre meu trabalho.
. Fizeram um Strike aos meus domínios www.CallofDutyRio.com.br e www.CODRio.com.br alegando que estava me passando por eles para enganar os consumidores, algo absurdo que sempre esteve descrito bem claro em todos os sites e redes. Tem aos MILHÕES domínios "callofdutyalgumacoisa" que não são deles mas tudo bem.

Algumas das fortes suspeitas:
. Sabotando parcerias como com a Amazon AWS
. Atacam minhas redes com denúncias infundadas
. Limitam meus vídeos no YouTube mesmo sendo o canal com mais vídeos do COD4 do Planeta em todas as plataformas.

Se eu já tentei conversar amigavelmente com eles?
Claro! Uma centena de vezes! Sempre foi meu sonho trabalhar lá desde que jogava Seaquest no Atari 2600. Eu realmente achava que era alguém contratado que sem saber como criar algo novo e fan do meu trabalho, achou que era só fazer "igual mas diferente" que ninguém ia notar. Depois de muitos anos tentando todo tipo de contato, fiz um chamado extra judicial para forçar uma comunicação sobre o assunto. Me responderam de forma extremamente agressiva, fizeram retaliação imediata aos sites e redes e me ameaçaram simplesmente de quase tudo se insistisse nisso. Mas e o meu trabalho sofreu algum ataque ou retaliação? Nada!

Pq eu ainda não os processei? É uma luta extremamente complexa, pois pouquíssimas pessoas tem este conhecimento no mundo. Não pode ser tocado por qualquer um ou de maneira gratuita, e o único escritório grande de advocacia que topou entrar me cobrou 300mil apenas para iniciar o processo. Não tenho este dinheiro.

Mod não tem direitos? Claro que tem! Por exemplo, Counter-Strike era um mod para o Half-Life, então a Valve (dona do Half-Life) comprou os direitos do mod e ainda contratou seus desenvolvedores e o lançou como um jogo.

Activision (dona do Call of Duty) deveria ter feito o mesmo com o Frontlines, ou simplesmente comprado os direitos e estariam livres para fazer tudo que fizeram legalmente, mas nunca se apoderar do trabalho de outras pessoas.

Qual a finalidade de expor tudo isso?
Quero que todo mundo pelo menos saiba da verdade, e ainda tenho um fio de esperança que com isso alguém de lá resolva fazer o correto e se redimir do absurdo que foi feito.

Se eu tenho provas de tudo isso? Testemunhas?
Claro! Muitas delas vocês conseguem sem dificuldade usando o google, assistindo vídeos do YouTube, e como Testemunhas tem aos milhares no mundo todo, não só aqui.

Loading comments...