Como acalmar filhote de cachorro da maneira correta?

1 year ago
7

Como acalmar filhote de cachorro da maneira correta?
Ter um filhote em casa é motivo de alegria e diversão para a família. Apesar disso, o cãozinho pode causar muita preocupação quando não para de chorar. Afinal, por que isso acontece e como acalmar filhote de cachorro nesses momentos?
A primeira coisa a saber sobre filhotes de cachorro é que eles são bem sensíveis, tanto física quanto emocionalmente. Dessa maneira, mudanças no ambiente, como o calor excessivo ou a saída da pessoa tutora, podem causar alterações no comportamento dos bichinhos, tornando-os vulneráveis e ansiosos.
Outro ponto importante é que cães são animais bastante sociáveis e sentem a falta da pessoa tutora quando ela se ausenta ou simplesmente não está no mesmo cômodo. Diante da pouca idade, esse traço é ainda mais evidente, então eles se utilizam do choro, principal mecanismo de comunicação do filhote.
Nesse sentido, fica fácil entender o porquê do comportamento chorão dos cachorros filhotes quando se deparam com situações que os desagradam. Eles estão expressando incômodo e tristeza, o que nos faz pensar sobre como acalmar filhote de cachorro de forma mais assertiva!
Se seu bichinho anda chorando muito, vale a pena investigar os motivos e aplicar algumas das medidas que traremos abaixo, a fim de acalmá-lo. Principalmente no caso dos filhotes, ser tirado da mãe e ir para um novo lar é muito desafiador, mas também há outras razões possíveis para o choro persistente.
Para saber exatamente como acalmar filhote de cachorro em momentos de estresse, primeiro, é importante que você entenda quais são as possíveis causas do choro a fim de aplicar a melhor estratégia de auxílio ao seu pet. Em seguida, é interessante conhecer algumas medidas que podem amenizar esse sufoco.
A principal causa de choro em cãezinhos é o processo de adaptação, já que, na maioria dos casos, o animal estava acostumado a conviver com a mãe e os irmãos de ninhada. Ao ser separado deles, o filhote terá uma adaptação à nova vida que, muitas vezes, não acontece de forma tranquila.
O filhote de cachorro não é capaz de entender exatamente o que ocorreu e estranha a nova condição. Além de sentir falta dos antigos companheiros, ele está aprendendo a lidar com o mundo à volta, então tudo é interpretado como estranho e assustador por ele.
Ainda há o desafio de ter sido levado para um novo lar e a necessidade de se acostumar com novos rostos, sons, objetos e ambientes. No entanto, não são apenas as questões de adaptação que mexem com o filhote. Existem outros motivos para o choro, como fome, sede, calor, frio e até desconforto provocado por algum problema de saúde.
Sendo assim, é importante ter atenção e se certificar de que as demandas do seu bichinho estão sendo atendidas ou se mostram algo mais sério, como uma dor. Assim, fica mais fácil saber como acalmar filhote de cachorro chorando.
Um dos cuidados com cachorro filhote mais importantes para quem está lidando com um animalzinho chorão é não o castigar pelo choro. Em nenhuma hipótese, o animal deve ser punido por esse comportamento, já que ele está apenas expressando algum sentimento ou incômodo.
Gritar ou agir de maneira agressiva não surtirá o efeito esperado, pois ele não entenderá o motivo da repreensão. Quando usamos a punição ou a frustração (deixar o filhote chorando até parar), acontece o que chamamos de desamparo aprendido.
Ele vai parar de chorar, mas o estado emocional dele não mudou. Como consequência, é desenvolvido um trauma na vida desse filhote que, lá no futuro, vai torná-lo um cão inseguro. A insegurança causa diversos problemas comportamentais e estabelece um vínculo negativo entre ele e você.
Nesse sentido, paciência e amor serão sempre as melhores abordagens para a situação. Para manejar a possível angústia que o seu bichinho está sentindo, dedique tempo de qualidade para ele. Filhotes têm muita energia e precisam gastá-la para se sentirem bem.
Em caso de calor, água fresca trocada frequentemente e ambientes arejados podem ajudar. Se o problema for frio, disponibilizar uma manta e uma roupinha podem ser uma boa alternativa. Por outro lado, se o problema for alguma dor, por exemplo, não hesite em levar seu pet para uma consulta com o veterinário.

Loading comments...