Premium Only Content

O Credo dos Filósofos Platônicos 1/8
Sobre os Primeiros Princípios – Damáscio
Depois do sucesso da obra Tratados das Enéadas do grande Plotino (204-270 d.C.), e da publicação honrosa da obra Sobre a Teologia de Platão, Volume I, de Proclo (412–485 d.C.), a Polar Editora traz Sobre os Primeiros Princípios do pensador que é considerado o último grande nome da filosofia grega, Damáscio (460 – 537), sucessor de Proclo e último diretor da Escola Neoplatônica de Atenas. Esta obra consolida uma tríade neoplatônica fundamental para o entendimento desta linha filosófica que influenciou as grandes tradições espirituais abraâmicas: o cristianismo, o islamismo e o judaísmo.
Como um autêntico diádoco (sucessor) de Platão e herdeiro desta tradição, Damáscio não nega nada da estupenda “catedral” erguida pelos seus antecessores (os estados múltiplos do Ser e os diferentes níveis da realidade ou os diferentes Mundos que eles tão bem descreveram) como revelação e habitação multidimensional do Deus Supremo (denominado o Uno e o Bem), mas dedica apenas mais atenção à dimensão indizível que transcende até mesmo o Uno, primeiro princípio de Plotino.
Sua leitura não é fácil. A leitura do luminoso Plotino e mesmo a do grande Proclo e a do divino Jâmblico são muito mais facilmente compreensíveis para uma razão não habituada com o neoplatonismo. No entanto, essa dificuldade só se dá por que o “objeto” primeiro da reflexão de Damáscio é aquilo que há de mais sublime e inapreensível entre todas as dimensões primeiras da Divindade Suprema ou da Realidade Absoluta.
É aconselhável e preferível, antes da leitura de Sobre os Primeiros Princípios de Damáscio, ler a obra Tratados das Enéadas de Plotino e Sobre a Teologia de Platão, Volume I de Proclo, pois as mesmas seguem uma ordem cronológica e maturacional, e por isso são capazes de criar camadas de compreensão gradativas, facilitando a absorção e apreensão dos conceitos mais complexos trazidos por esse grande filósofo.
Damáscio (460 d.C.- 537 d.C.) é considerado o último grande nome da filosofia grega. Foi o último escolarca (reitor) da Academia Platonica de Atenas, sendo intitulado sucessor (diádoco) de Platão.
Boa leitura.
#TradiçãoNeoplatônica #Damáscio #Neoplatonismo #FilosofiaGrega #TeologiadePlatão #Platão #Neoplatônicos
-
LIVE
GamerGril
1 hour agoScariest Game Ever? | SOMA Saturdays
140 watching -
LIVE
sophiesnazz
3 hours ago $0.28 earnedSEASON 4 UPDATE !socials
108 watching -
1:16:59
T-SPLY
8 hours agoJudge And Protesters Try to Stop ICE Arrest In Court Hallway!
44.3K99 -
LIVE
Odd Man Out
1 hour agoX4 Foundations - Chill, Chat and Current News Discussions
76 watching -
1:21:36
Michael Franzese
1 day agoSuge Knight Speaks On Diddy, Trump's Pardons, and the Biden's Lies… | LIVE
190K77 -
LIVE
Major League Fishing
1 day agoLIVE MLF BFL All-American Championship!
899 watching -
LIVE
Total Horse Channel
20 hours ago2025 Buckeye Reining Spectacular - Saturday
71 watching -
3:09:13
Joker Effect
4 hours agoFIRST EVER AMATEUR BOXING EVENT STREAMED ON RUMBLE! BOUGHT TO YOU BY WOLFSDEN BOXING!
38K4 -
39:20
Rethinking the Dollar
4 hours agoTechnocratic World Order: Elon Steps Aside As Palantir Steps In | RTD News Update
17.1K15 -
52:39
vivafrei
7 hours agoA Soldier's Journey Home: Sergeant First Class New Home Reveal LIVE!
72.4K10