MONKEYPOX - O QUE É A VARIOLA DO MACACO

1 year ago
51

MONKEYPOX - O que é varíola de macaco.
#curiosidadesocultas #variola #varioladomacaco

---------------------------------------------------------------------------
➡️ Assine o canal : https://bit.ly/CuriosidadesYT
---------------------------------------------------------------------------

Nas últimas semanas milhares de casos suspeitos ou confirmados de uma doença rara chamada varíola dos macacos foram relatados em países como Portugal, Espanha, Reino Unido e EUA. Isto significa que está sendo detectada fora das suas origens na África ocidental e central, e em vários lugares não relacionados, e isso é algo que sempre chama a atenção das autoridades de saúde pública.

Mas, o que é a varíola de macaco e por que está aparecendo agora? Aqui está o que sabemos. A varíola dos macacos é uma doença causada por um vírus que faz parte do que é conhecido como a família da varíola ortopédica. São vírus de DNA em forma de tijolo ou oval. A mesma família que a varíola bovina e a varíola, embora não a seja da mesma família da varicela mais conhecida.

Normalmente começa com sintomas semelhantes aos da gripe, como calafrios de febre e dores musculares, bem como linfonodos inchados. Alguns dias após a febre se instalar, o paciente fica com inchaços cheios de líquido na pele, estes tendem a concentrar-se na face e extremidades, incluindo as palmas das mãos e solas dos pés

As infecções geralmente duram cerca de duas a quatro semanas e há um período de incubação de cerca de uma a duas semanas antes que os sintomas apareçam.

Basicamente sabemos que a varíola dos macacos não é uma doença nova. Especialistas já o estudam há décadas do grupo de doenças que são transmitidas de animais para humanos. É chamada de varíola de macaco porque foi descoberta em macacos de pesquisa na década de 1950.

O reservatório natural não é conhecido mas seu hospedeiro principal é provavelmente algum tipo de roedor africano. Uma pessoa pode pegar esta doença se for arranhada ou mordida ou se comer carne contaminada mal cozida.

A partir daí, a varíola do macaco pode ser transmitida de pessoa para pessoa através do contato com materiais contaminados, como roupas de cama ou toalhas, fluidos corporais, secreções respiratórias ou o fluido infeccioso das feridas.

A primeira vez que foi documentado em pessoas foi em 1970 na república democrática do congo e desde então, quando surgiu em humanos, geralmente ocorreu na África Central e Ocidental, principalmente em regiões rurais de floresta tropical, no entanto, os casos têm aumentado nas últimas duas décadas.

Desde 2017, houve por exemplo, um surto em andamento particularmente grande na Nigéria, e vimos alguns casos relacionados a viagens fora da África. Em 2003 houve um surto nos EUA relacionado a cães de estimação de pradaria e animais exóticos importados, não sabemos ao certo por que os surtos estão se tornando mais frequentes, pode estar relacionado a pessoas entrando em mais contato com animais devido a mudanças nas circunstâncias e perda de habitat.

Mas também pode ter a ver com o desaparecimento da varíola porque a vacina contra a varíola pode prevenir a infecção da varíola do macaco. Lembre-se que a varíola e a varíola dos macacos são da mesma família viral e até cerca de 40 anos atrás era comum receber uma vacina contra a varíola. Mas a doença, num feito maravilhoso da humanidade foi declarada extinta em 1980 e desde então as vacinações pararam quase totalmente. Hoje apenas cerca de 30% das pessoas no mundo estão vacinadas contra a varíola.

Isso significa que, com o tempo, à medida que a imunidade à varíola diminuiu, a varíola dos macacos pode ter ganho mais oportunidades de infectar pessoas desprotegidas. Na verdade, a maioria das pessoas que foram infectadas não foram vacinadas contra a varíola. Seja como for, o surto atual apareceu na Europa e em outros lugares fora da África. Infelizmente, parte dessa atenção é apenas porque, sejamos honestos, as infecções estão se espalhando para lugares que não são a África.

Mas também é uma preocupação genuína porque é incomum vê-la aparecer em tantos lugares diferentes ao mesmo tempo. O primeiro caso foi identificado em maio de 2022 e envolveu alguém que viajou à Nigéria. O que não é inédito.

Mas desde então outros casos foram identificados onde as pessoas não viajaram para países endêmicos e exatamente onde ou como eles foram infectados ainda não está claro. Isso sugere que pode ter havido transmissão comunitária ou de pessoa para pessoa. Transmissão comunitária é quando não há um ponto de contato claro com alguém infectado e contagioso.

A ordem dos videos são curiosidades aleatorias. E se você tem muitas curiosidades sobre o universo, irá decobrir fatos incríveis e satisfazer as suas curiosidades incriveis.

Loading comments...