NINGUÉM CONHECE essas ORAÇÕES! A Igreja Católica e a CAVALARIA Medieval!

1 year ago
75

A Igreja Católica oficialmente abençoava as espadas dos novos Cavaleiros na Idade Média. Essa atitude choca quem imagina que o Catolicismo é uma religião pacifista, mas por que a Igreja fazia isso?

Primeiro, é preciso entender que a graça pressupõe a natureza. Quando a Igreja converteu os bárbaros - Francos, Alamanos, Godos - ela logo viu o grande amor que estes povos tinham pelo espírito bélico e pelo heroísmo.

Estas características são desdobramentos da virtude da Fortaleza e, se colocadas a serviço da Prudência que leva o homem a combater por uma causa justa, são verdadeiras virtudes.

00:00 Como era a entrada na Cavalaria.
00:58 O nascimento da Cavalaria a partir dos bárbaros.
02:37 Fervor Religioso e Bravura Militar: O Cavaleiro
04:12 O antigo Rito Militar da Cavalaria.
07:35 A Investidura Religiosa e a Litúrgica
09:26 A Bênção da Espada e do Cavaleiro
12:54 A conclusão da cerimônia
14:10 Os Cavaleiros influenciavam o povo Medieval. Quem influencia a sociedade?

Portanto, Papas e Bispos abençoavam estes combatentes medievais ao mesmo tento que os instruíam nas virtudes de paciência, brandura, mansidão. O resultado foi que os bárbaros foram civilizados, mas sem perderem uma gota de sua bravura.

Daí nasceu a Cavalaria, como uma instituição militar e leiga, entretanto, extremamente embebida de ideais religiosos. Os Cavaleiros eram os grandes propulsores da sociedade medieval, e personificavam a Santidade na vida dos leigos.

Unindo a bravura militar ao fervor religioso, foram instrumentos fundamentais para a Cristianização profunda da Europa. E foi pensando nessa missão que a Igreja desenvolveu o antigo cerimonial de entrada na Cavalaria, (adoubement) que consistia em cingir o Cavaleiro com uma espada e dar-lhe um grande soco na nuca, fazendo alguma breve exortação, por uma cerimônia militar-religiosa que se desenvolveu no apogeu como a Investidura Litúrgica.

O principal Pontifical que continha as orações do Adoubement era o de Guillaume Durand, cujos trechos foram utilizados neste vídeo. Confira!

FONTES:

FONTES: GAUTIER, Léon, La Chevalerie. Disponível em consulta ou Download PDF em https://bit.ly/3PBFwub em francês.

DUFAUR, Luís. Coletânea de artigos sobre a Cavalaria, todos disponíveis em https://bit.ly/3SW8ZlD e que remetem às seguintes fontes:

J.B. Weiss, “Historia Universal”- Tipografia la Educación, Barcelona, 1927, vol. V, p. 503
Funck-Brentano, “Le Moyen Âge” - Hachette, Paris, 1947, p. 154

Léon Gautier, “La Chevalerie” - Arthaud, Paris, 1959, pp. 31-32

Pe. Luís F. de Retana, C.SS.R., “San Fernando III y su Época” - Editorial El Perpetuo Socorro, Madrid, 1941, pp. 242-243 Paul Lacroix, “Moeurs,

Usages et Costumes au Moyen Âge et à l’époque de la Renaissance” - Firmin Didot Frères, Fils et Cie., Paris, 1874, pp. 16-17

Paul Lacroix, “Les Arts au Moyen Âge et à l’époque de la Renaissance” - Firmin Didot Frères, Fils et Cie., Paris, 1874

Paul Lacroix, “Vie Militaire et Religieuse au Moyen Âge et à l’époque de la Renaissance” - Firmin Didot Frères, Fils et Cie., Paris, 1873

“Histoire des Ordres Monastiques, Religieux et Militaires, et des Congrégations Seculières de l’un et l’autre sexe, qui ont été établies jusqu’à présent” - Nicolas Gosselin, Paris, 1775

Ajude o canal com uma doação!
PIX: lorenzomatheus2@gmail.com

Ou

CAIXA - Agência 3880
Conta (poupança) - 971770249-2

LORENZO LAZZAROTTO

***
Já pensou em um curso de TEOLOGIA para LEIGOS com orientação TRADICIONAL e um custo MUITO BARATO?
CONFIRA a FORMAÇÃO CONTINUADA do Prof. Henrique Sebastião. diretor do site 'O Fiel Católico' e tenha acesso a aulas, apostilas e grupos exclusivos para estudo! https://p.eduzz.com/1327410?a=45291670

Loading comments...