NICARÁGUA: Ortega AUMENTA a PERSEGUIÇÃO aos CATÓLICOS! Mas NÃO à TEOLOGIA da LIBERTAÇÃO!

1 year ago
168

O Ditador de Extrema-Esquerda da Nicarágua, Daniel Ortega, que persegue os Católicos implacavelmente, é um filho político da Teologia da Libertação.

Ele foi um dos líderes da Revolução Sandinista que tomou o poder na Nicarágua em 1979. Os Sandinistas eram marxistas-leninstas, mas tinham um diferencial inédito para a esquerda: o movimento era capitaneado por Padres e Freiras da Teologia da Libertação.

00:00 Um Ditador da Teologia da Libertação
00:55 A Nicarágua antes de Ortega. O terremoto de 1972.
02:06 O Sandinismo: Um movimento Comunista dirigido por Padres.
02:48 As revelações de um Padre que abandonou a Teologia da Libertação: Pe. Luís Eduardo Pellecer Faena.
05:13 Jimmy Carter: O Joe Biden dos anos 1970. Triunfo dos Sandinistas.
08:01 O ensaio foi a Nicarágua. A meta era o Brasil. A Noite Sandinista.
11:13 Frei Betto dirige as greves lideradas por Lula.
12:53 Por que o plano das CEBs não triunfou no Brasil?
13:28 Ortega perde o poder em 1990, mas retorna mais radical em 2006. Até hoje.
14:41 O que diz o Papa Francisco da perseguição contra a Igreja intensificada a partir de 2018?
17:28 Diálogo, diálogo, quantas omissões em teu nome...

Os Padres Comunistas se utilizavam do prestígio do Sacerdócio junto ao povo para pregar a luta de classes e trazer fiéis para as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base). As CEBs eram apresentadas como instituições Católicas, mas isso era uma fachada para encobrir sua verdadeira natureza: organismos para recrutar, treinar e equipar guerrilheiros para derrubar o governo pela força.

Foi assim que a Frente Sandinista (FSLN) cresceu em força, aproveitando-se da corrupção do governo Somoza, patente no modo como o governo atuou após um grave terremoto na capital, Managua, em 1972.

O isolamento do governo Somoza promovido pelo Presidente Jimmy Carter, Democrata que fazia na época o papel que Joe Biden desempenha hoje, auxiliou a enfraquecer Somoza, que foi derrotado pela guerrilha em 1979.

Com a vitória da Revolução, Daniel Ortega passou a implementar o socialismo na Nicarágua, estatizando grandes empresas e roubando terras para a reforma agrária socialista e confiscatória.

Todos os líderes da Teologia da Libertação viram uma imensa vitória na Nicarágua, e se reuniram, primeiro em um Congresso fechado em Taboão da Serra (São Paulo) onde 160 líderes da Esquerda "Católica" representando 42 países passaram a preparar o próximo passo.

Em fevereiro de 1980 a Esquerda "Católica" realizou no Teatro da PUC-SP a "Noite Sandinista". Foram 5 dias de palestras feitas pelos líderes das CEBs da Nicarágua, mostrando como a guerrilha Católica triunfou lá, e como este sucesso poderia ser repetido no Brasil e em toda a América Latina.

O Presidente honorário do Congresso, Cardeal de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, disse que a Noite Sandinista era só o começo; e o Bispo de Felix do Araguaia, Dom Pedro Casaldáliga, vestiu o uniforme de guerrilheiro, prometendo honrá-lo com suas ações e, se preciso, com seu s4ngue.

Daniel Ortega perdeu as eleições de 1990 na Nicarágua, mas retornou ao poder em 2006 e, desde então, passando por cima da Constituição e vencendo disputas repletas de acusações de fraudes, bem como a prisão arbitrária de inimigos políticos, se mantém na presidência até hoje.

Demonstrando que, quando um Presidente de Esquerda perde o poder por anos e retorna à Presidência, ele se mostra muito mais radical do que antes.

Como e por que Ortega persegue hoje a Igreja Católica na Nicarágua? E o que o Papa Francisco diz e faz a respeito? Confira!
***

FONTES:

CATOLICISMO, nº 355-356, julho/agosto de 1980. ''A Noite Sandinista".

CATOLICISMO nº 380, Agosto de 1982. pp.1. 4-6.

Figaro-Magazine, nº 158, 24-04-1982.

TFP - "Um Homem, uma Obra, uma Gesta, Homenagem das TFPs a Plinio Corrêa de Oliveira. Cap. IV, pp. 136-140. Edições Brasil de Amanhã.

Jornal do Brasil, 21 de Abril de 1980.

O São Paulo, 5-4-80.

Ajude o canal com uma doação!
PIX: lorenzomatheus2@gmail.com

Ou

CAIXA - Agência 3880
Conta (poupança) - 971770249-2

LORENZO LAZZAROTTO

Loading comments...