TODO CATÓLICO DEVERIA SABER que a GUARDA SUÍÇA fez ISSO pelo PAPA!

2 years ago
63

Você sabia que a Guarda Suíça já liderou um dos maiores atos de bravura militar da Europa e um dos maiores martírios já vistos na Cristandade? Eles realmente honraram o título conferido pelo Papa Júlio II de "Defensores da Liberdade da Santa Igreja" e, apesar de constituírem hoje o 'menor exército do mundo' tem uma história de impressionante bravura!

Muito mais que um mero regimento que usa uniformes do Século XVI, ela é uma tropa de elite treinada para proteção do Papa e da Cúria Romana que teve um papel fundamental para a Igreja em 1527!

00:00 Por que Suíços?
02:54 Como entrar na Guarda Suíça?
04:17 O 'Batismo de Fogo' da Guarda: o Saque de Roma.
06:22 142 Guardas defendem a Praça de São Pedro.
08:42 O Saque de Roma: um castigo para a Renascença. Consequências.
12:25 A restauração da Guarda Suíça. Outras Tropas Pontifícias.
14:12 O Juramento dos Guardas. O Legado dos heróis de 1527.

No final da Idade Média, os regimentos suíços de infantaria tinham a fama de serem os melhores da Europa. E a fama era merecida. Reis da França como Carlos VII contrataram oficiais suíços para suas tropas, e logo passaram a alugar regimentos inteiros para seu serviço.

Em 1506, o Papa Júlio II fez a mesma coisa, criando a "Guarda Suíça Pontifícia" como um conjunto de 150 soldados de elite comandados por Kaspar Von Silenen.

Até hoje, a guarda exclusivamente é composta por Católicos Suíços, que são celibatários (ao menos antes e durante o tempo de serviço, que é de, no mínimo, 2 anos), devem ter mais de 1,74m de altura, uma vida moral ilibada e passarem por amplo treinamento militar.

Em 6 de Maio de 1521 a Guarda Suíça teve seu Batismo de Fogo: um exército de mais de 20.000 mercenários alemães, italianos, franceses e espanhóis, que há meses não recebiam seus pagamentos vindos da corte de Carlos V, avançaram na direção de Roma para Saquear a Cidade Eterna.

Diante deles, uma milícia de cerca de 5.000 italianos e o conjunto de 189 Guardas Suíços.

42 Guardas Suíços escoltaram o Papa Clemente VII e seus Cardeais para o Castelo de Sant'Angelo.

Os outros 147 Guardas, liderados pelo comandante Kaspar Röist, enfrentariam os hereges.

*

FONTES:

WEISS, J. B. História Universal. Vol. VIII. 1927. Tipografia La Educacion. pgs. 801-813.

DUFAUR, Luis - 'Tropa de heróis: a Guarda Suiça Pontificia', 11 de agosto de 2020, disponível em https://heroismedievais.blogspot.com/...

Reportagem do Vatican News contendo o juramento da Guarda Suíça, sempre feito no dia 6 de Maio:

DE MATTEI, Roberto - 'O Saque de Roma, um Castigo Misericordioso'. Corrispondenza Romana, 2 de Dezembro de 2015. Original disponível em: https://www.corrispondenzaromana.it/i...

Ajude o canal com uma doação!
PIX: lorenzomatheus2@gmail.com

Ou

CAIXA - Agência 3880
Conta (poupança) - 971770249-2

LORENZO LAZZAROTTO

Loading comments...