O QUE É CRIPTOGRAFIA?

1 year ago
50

O que é Criptografia?
.
Cripto significa “oculto” e grafia significa “escrita” ou seja, criptografia nada mais é do que escrever de forma oculta, embaralhada, sigilosa e por aí vai.
.
A criptografia são diversas técnicas muito bem elaboradas com a finalidade de proteger uma informação, fazendo com que apenas quem está enviando e quem está recebendo possa compreender, no mundo virtual é muito usada na troca de mensagens e pagamentos online.
.
Geralmente quando falamos em criptografia, pensamos em tecnologia, sistemas complexos, mas na verdade a criptografia é uma estratégia milenar, muito usada pelos povos antigos principalmente nas guerras, por exemplo, se caso o adversário capturasse a mensagem, o mesmo não teria hesito pelo fato de que todas as letras estavam substituídas ou embaralhadas, mantendo em sigilo seus planos e estratégias de ataques.
.
Por isso existem documentos históricos encontrados que até hoje não foram decodificados, ou seja, não foram decifrados, mesmo com toda a tecnologia que possuímos hoje.
.
Existem vários tipos de criptografias, mas eu vou me referir a dois tipos aqui nesse vídeo, a criptografia simétrica e a criptografia assimétrica.
.
A criptografia simétrica é a criptografia de apenas uma chave, chamada também de chave única, por exemplo, a chave que vai criptografar, embaralhar, tornar ilegível uma mensagem, é a mesma que vai decriptar, ou seja, desembaralhar, tornando a mensagem legível.
.
Agora, essa criptografia tem uma desvantagem. Como as pessoas que estão se comunicando vão trocar as chaves? De alguma forma a chave terá de ser compartilhada, e se forem interceptados o que está escrito na mensagem será decifrado, por isso ela se torna uma criptografia inviável para compartilhar informações sigilosas a distância.
.
Por isso foi criada a criptografia assimétrica, que possui duas chaves, uma pública e uma privada, também chamada de criptografia de dupla chave.
.
Na criptografia assimétrica, as chaves desde o princípio são geradas juntas, elas se complementam, a chave pública só se conecta com a chave privada e a chave privada só se conecta com a chave pública.
.
Por exemplo, quando eu criptografo uma mensagem com a minha chave privada e envio para o meu destinatário, ele vai usar a minha chave pública para decriptar a mensagem e poder ler, é nesse momento que acontece a autenticidade, a garantia de receber uma mensagem sem alterações, diretamente do emissor que no caso sou eu.
.
Agora, se eu criptografar uma mensagem usando a chave pública de um amigo e enviar essa mensagem pra ele, somente ele vai conseguir decriptar e ler a mensagem, porque a chave pública dele pela qual eu estou enviando informação só vai se conectar com a chave privada dele, é nesse momento que acontece a confidencialidade, a garantia que só a pessoa autorizada vai ter acesso a mensagem que eu enviei.
.
Agora, se nessa troca de informação houver uma interceptação de alguém mal intencionado, querendo usar sua própria chave pessoal para decriptar as informações que estão sendo transmitidas, não vai rolar, porque a minha chave privada só se conecta com a minha chave pública e vice versa, assim também como as chaves de cada pessoa, ambas só se conectam uma com a outra, tornando assim a criptografia assimétrica mais confiável.

Loading 1 comment...