COMO VENCER O DESÂNIMO: o exemplo de SÃO FRANCISCO DE SALES!

1 year ago
30

Nosso temperamento NÃO é desculpa para cairmos em pecado algum! A história de São Francisco de Sales prova isso de modo cabal.

Nascido da alta Nobreza no Norte da Itália em 1567, São Francisco teve uma educação extremamente piedosa, e cedo aprendeu a rezar. Sua grande dificuldade espiritual era vencer o temperamento dominador e extremamente colérico, que facilmente se irava com tudo e todos.

Aos 18 anos teve ele uma provação extraordinária: sentia que era predestinado à perdição, que Deus não ouvia suas orações e todo o esforço que fazia era inútil para a salvação de sua alma. Perdeu o apetite, não conseguia dormir bem e parecia afundar nas torrentes do desespero.

Ao invés de se revoltar contra Deus, implorou a misericórdia por meio de Maria Santíssima recitando o 'Lembrai-Vos', a célebre oração de São Bernardo diante de uma imagem da Mãe de Deus, que, benigna, o livrou desta provação e fez nosso Santo sentir uma paz indescritível em seu coração.

Adulto, foi ordenado Sacerdote e tornou-se Pregador em Genebra, maior capital do Protestantismo Calvinista, e anos depois tornou-se Bispo da cidade, trazendo mais de 72 mil Protestantes de volta à Igreja Católica. Os Pastores temiam debater com o Santo Prelado.

As obras de São Francisco de Sales são perfeitos manuais para a Santificação dos fiéis leigos, e sua intercessão é remédio certo contra o desânimo e a cólera.

São Francisco de Sales, Doutor da Caridade e Patrono da Imprensa, rogai por nós!

***

Ajude o cana com uma doação! PIX: lorenzomatheus2@gmail.com

***

FONTES:

LEHMANN, Padre João Batista - Na Luz Perpétua, Vol. I. 1935. Typ. do lar Catholico. pp. 76-80 2ª Edição.

CHIAVARINO, Padre Luís - Confessai-vos bem. 4ª ed. Paulinas. p. 20.

***

Sugestões:

São Francisco de Sales - Filotéia
São Francisco de Sales - Tratado do Amor de Deus

Confira também: "A Arte de Aproveitar-se das próprias faltas segundo S. Francisco de Sales" - Padre José Tissot.

"Pensamentos Consoladores de São Francisco de Sales" - Padre P. Huguet.

Loading comments...