Que relação a PÁSCOA DE MOISÉS tem com a PAIXÃO DE CRISTO?

1 year ago
50

A Páscoa constitui o fundamento da Fé Católica. E sabemos que antes de Cristo os judeus já comemoravam a Páscoa, lembrando sua libertação da escravidão no Egito durante o Êxodo.
Mas qual a relação profunda entre a Páscoa de Moisés e a de Jesus Cristo?

***
Os grandes eventos narrados na Sagrada Escritura são prefiguras veladas de realidades espirituais que seriam desvendadas com o advento de Cristo.

Um dos acontecimentos históricos mais importantes do A. Testamento é a Páscoa de Moisés, cuja narrativa completa se encontra nos primeiros 15 capítulos do Êxodo.

Esse livro nos conta como o povo de Israel, após emigrar pacificamente ao Egito, lá prosperou tanto ao longo de quatro séculos que um Faraó sentiu-se ameaçado, e começou a oprimi-los até o ponto de decretar que todos os filhos dos judeus deveriam ser afogados no Nilo.

Uma criança que foi poupada pelos engenhos de sua mãe e pela piedade da filha do Faraó foi Moisés, que até os 20 anos habitou na corte egípcia. Moisés tornou-se pastor nas terras de Madiã, mas décadas depois de uma vida tranquila, Deus o chamou para a missão de ser o grande libertador do povo de Israel no Egito.

Unido com seu irmão Arão, que também havia escapado à perseguição movida pelo Faraó, Moisés operou grandes milagres em nome de Deus para convencer o monarca egípcio de que o Senhor estava do lado dos hebreus.

Como nada tocou o coração do Faraó, Deus mandou sucessivas pragas, transformando as águas do Nilo em sangue, enviando rãs, mosquitos, granizos, trevas, e por fim, a mort3 dos primogênitos dos egípcios. O Anjo exterminador enviado por Deus passava adiante das casas dos judeus, pois elas haviam sido marcadas com o sangue do cordeiro pascal, cujo sacrifício foi determinado por Deus através de Moisés.

O Faraó desistiu de lutar contra o Deus dos judeus e permitiu que eles fossem embora, mas tão logo seu pranto terminou, ele se pôs a perseguir os judeus que, guiados por Moisés, viram um dos maiores milagres de todos os tempos: Deus dividiu as águas do Mar Vermelho e os filhos de Israel o atravessaram a pé enxuto.

Qual o sentido profundo destes acontecimentos tão reais quanto milagrosos? Descubra!

*****

Além da primeira parte do livro do Êxodo, extraí várias reflexões do 1º Vol. da magnífica "História Sagrada" do Cônego J. Roquette.

***

CONFIRA o curso de TEOLOGIA do Prof. Henrique Sebastião. diretor do site 'O Fiel Católico'!
https://p.eduzz.com/1327410?a=45291670

***

Ajude o canal com uma doação!
PIX: lorenzomatheus2@gmail.com

Ou

CAIXA - Agência 3880
Conta (poupança) - 971770249-2

LORENZO LAZZAROTTO

Loading comments...