Abolição da escravatura

1 year ago
7

Estamos completando 133 anos de abolição da escravatura. Hoje...

A luta esquecida dos negros pelo fim da escravidão no Brasil....

Nós, o Brasil, fomos o último país da América a acabar com a escravidão. Ao longo de mais de três séculos, foi aqui o maior destino de tráfico de africanos no mundo, quase cinco milhões de pessoas. Em nenhum outro país, contudo, a escravidão teve a dimensão brasileira.

Enquanto 389 mil africanos desembarcaram nos Estados Unidos, no Brasil foram 4,9 milhões – isso representa 45% de toda a população que deixou a África como escrava. No caminho, cerca de 670 mil morreram.

A abolição foi fruto de uma pressão social!

Isabel foi exaltada pelo povo. Mas a abolição não foi uma ação benevolente da princesa e do Senado. O fim da escravidão no Brasil foi impulsionado por diversos fatores, entre eles, uma importante participação popular. Cada vez mais escravos, negros livres e brancos se juntaram aos ideais abolicionistas.

A gente precisa recontar essa história, dos heróis e heroínas que lutaram pelo fim da escravidão. Sem esquecer que, 130 anos depois da abolição, a desigualdade persiste.

Durante esses 130 anos somos maioria no país - 54% da população é afro-brasileira!!!!

Mas não somos 54% no Congresso Nacional, nos ministérios, nos tribunais, nas universidades, nas grandes empresas privadas. Isso precisa mudar.

Durante muito tempo o estudo da história tratou a abolição como uma dádiva da princesa Isabel. Porém, há vários líderes negros que foram muito importantes. Somente mais tarde, os escravos passaram a ser considerados protagonistas do processo.

Viva Lima Barreto, Luis Gama, André Rebouças, Viva José do Patrocínio, Adelina, Maria Tomásia, Dragão do Mar, viva o povo preto que luta e lutou pela nossa história.

Loading comments...