As iguanas marinhas das Ilhas Galápagos são uma maravilha da evolução

1 year ago
17

As iguanas marinhas são animais fascinantes que existem em apenas um lugar na terra; as Ilhas Galápagos. Eles são descendentes de iguanas regulares, mas mudaram ao longo do tempo para que possam prosperar neste ambiente bonito, mas hostil.

Durante a estação seca há pouca vegetação crescendo neste clima severo. A comida é escassa e a competição pelo pouco alimento que existe pode ser tremenda.

As iguanas marinhas evoluíram para poder viver de algas, mas o problema é que as algas crescem apenas debaixo d'água. As iguanas aprenderam a se alimentar quando a maré recuou, mas a competição as levou a procurar algas que cresciam fora das zonas entre-marés. As iguanas marinhas desenvolveram a capacidade de prender a respiração por até 30 minutos, permitindo-lhes nadar além das ondas e entrar em um mundo cheio de comida. Eles são capazes de mergulhar até 30m (100 pés) em busca de comida. Como as águas ao redor das Ilhas Galápagos são frias, as iguanas precisam armazenar calor corporal tomando sol todas as manhãs antes de se aventurar para se alimentar.

Eventualmente, o frio os levará de volta à terra, onde eles se estenderão nas rochas de lava para se aquecer novamente. As fêmeas e as iguanas juvenis não são fortes o suficiente para resistir às ondas e correntes fortes enquanto procuram algas. Eles se alimentam mais perto da costa em águas mais calmas e deixam as algas mais profundas para os machos maiores. As iguanas marinhas também evoluíram para ter garras longas e poderosas para que possam se ancorar na onda. Suas bocas encurtaram e se tornaram mais adequadas para mastigar o crescimento das plantas que existem nas superfícies das rochas debaixo d'água. Essas iguanas e outros animais das Ilhas Galápagos ajudaram Charles Darwin a formar sua teoria da evolução que mudou a maneira como pensamos sobre nosso planeta, bem como nossas próprias origens.

Loading comments...