Caranguejos gigantes saem sob o manto da escuridão em Belize

1 year ago
23

Os caranguejos do canal são criaturas enormes e belas que emergem sob o manto da escuridão para caçar à noite. Eles habitam recifes em toda a Flórida e no Caribe e são as maiores espécies de caranguejos nessas partes do oceano. Sua concha, ou carapaça, mede pelo menos 15 cm (6 polegadas) de largura e suas pernas atingem outros 60 cm (2 pés).

Grandes demais para se esconderem nas fendas usuais, eles passam o dia escondidos sob saliências e em pequenas cavernas, contando com sua camuflagem para ajudar a disfarçá-los como rochas e pedaços ou corais. Eles saem à noite para se alimentar de algas e plantas em decomposição e matéria animal. Zeladores do recife, eles limpam o material orgânico que apodrece e causa o crescimento bacteriano. Isso mantém a água limpa e também ajuda a reduzir o impacto da matéria em decomposição nos corais e esponjas. Eles também desempenham um papel em manter o crescimento de algas sob controle, o que beneficia o recife. Esses caranguejos são uma importante fonte de alimento para predadores maiores, como polvos e até algumas arraias.

Os mergulhadores neste recife em Belize esperaram até o anoitecer para deslizar sob as ondas. Eles navegaram por luzes e exploraram o que é um mundo diferente depois que o sol se põe. Esses caranguejos gigantescos são numerosos enquanto vasculham o recife e os bancos de areia em busca de seu alimento. Eles são fascinantes de observar enquanto usam suas garras gigantes para pegar comida e passá-la para a boca. Assemelhando-se a robôs mecanizados, seus movimentos são fascinantes.

Não se sabe muito sobre esses caranguejos. Os pesquisadores sabem que são onívoros e noturnos, mas ainda há muito a ser aprendido sobre como se reproduzem, quanto tempo vivem e todo o seu papel na complexa teia de vida que existe em nossos oceanos.

Loading comments...