Mergulhador corajoso dá um aperto de mão a um enorme tubarão-touro

2 years ago
21

Os tubarões-touro são os principais predadores nas águas ao redor de Fiji, desde que os tubarões-tigre não estejam presentes. Animais enormes e musculosos, são músculos e dentes sólidos. Elegantes e graciosos, eles são uma presença dominante na água. Embora os tubarões raramente ataquem humanos, são animais a serem respeitados e admirados à distância. No entanto, este guia se sente confortável segurando a barbatana deste tubarão como se estivesse lhe dando um aperto de mão amigável.

Este guia de mergulho nada com tubarões-touro neste recife há quase 20 anos. Ele passou a conhecer a maioria deles pelo nome e está muito familiarizado com seu comportamento e suas personalidades únicas. Ele sabe que alguns deles vão tolerar ser tocados se for cuidadoso na maneira como faz isso. Mas vê-lo estender a mão nua e chegar tão perto das fileiras de dentes afiados é uma visão surpreendente.

O guia que vemos aqui tem um amor sério por tubarões que correm fundo. Ele e seus colegas guias promovem o amor e o respeito pelos tubarões há muitos anos. Eles conduzem alimentações controladas e mostram aos convidados que os tubarões não são os assassinos que Hollywood os fez parecer. Os guias promovem a conservação e a compreensão. Eles também contam as coisas um passo adiante quando tubarões feridos ou fisgados precisam de um pouco de ajuda.

Aproximadamente 6 anos atrás, um enorme tubarão-tigre chegou à área de escritura e eles viram que ela tinha um grande gancho na boca que a impedia de abrir a mandíbula. Isso impossibilitava a alimentação e ela estava mostrando sinais de emagrecimento. Os guias a atraíram para perto e conseguiram esfregar seu nariz, o que a manteve muito calma. Tiraram o anzol de sua boca e ela conseguiu comer. O tubarão-tigre voltou para se alimentar regularmente por três anos, embora não o tenha visto nos últimos anos.

Os tubarões inspiram grande medo naqueles que não os entendem. Apesar de sua terrível reputação, os tubarões são responsáveis ​​por pouquíssimos ataques a humanos e ainda menos mortes. Eles mantêm as populações de peixes sob controle e, atacando os doentes ou feridos, garantem que apenas os animais mais fortes vivam o suficiente para se reproduzir. Sem tubarões, a saúde geral dos oceanos diminuiria.

Loading comments...