Porque a Faca Enferruja | Como Proteger a Faca da Ferrugem FÁCIL

1 year ago
16

Porque a Faca Enferruja | Como Proteger a Faca da Ferrugem FÁCIL

✅ PORQUE A FACA ENFERRUJA - COMO PROTEGER FACA DE FERRUGEM E OXIDAÇÃO FÁCIL!!!

Neste vídeo eu explico as características do aço carbono e porque as facas de aço carbono enferrujam.
Também apresento uma forma simples e barata de evitar a oxidação e a ferrugem em suas facas e facões de aço carbono.

👉 APRENDENDO UM POUCO SOBRE O AÇO CARBONO

As facas de aço carbono estão propensas à oxidação devido à grande presença de ferro (Fe) na sua composição química, o que passa dos 90% na produção do aço.

Na composição do aço utilizado na confecção de facas, o teor de carbono (C) não ultrapassa os 0,70%. Sim, esse percentual parece muito baixo, mas um “pequeno” teor de carbono já é o suficiente para conferir a dureza necessária ao aço.

O teor de carbono define a dureza: quanto menor o teor de carbono, mais dúctil (maleável) – quanto maior o teor de carbono, menos dúctil (menos maleável).

O manganês (Mn) também é um elemento que está presente na produção do aço, conferindo propriedades mecânicas de acordo com o seu teor presente, da mesma forma que outros elementos de liga, quando adicionados ao aço em sua produção, conferem propriedades mecânicas específicas. Nesses casos, são os chamados “aços liga” ou aços especiais.

Essa breve explanação serve para explicar o porquê de o aço carbono sofrer naturalmente o processo de oxidação quando exposto à certos agentes da natureza ou em contato com produtos ácidos e sais, muito comumente encontrado nos alimentos ou mesmo no suor das nossas mãos.

A ideia apresentada neste vídeo, ao utilizar óleos (vegetal ou mineral) tem o intuito de auxiliar a preservar a superfície das lâminas de aço carbono, pois esses óleos ao serem aplicados, mesmo uma fina camada, cria uma película de proteção entre o ferro (Fe) presente no aço carbono e o oxigênio (O), umidade ou outros elementos químicos naturais que promovem a oxidação do ferro.

Já o Aço Inox muito conhecido como um dos principais aços utilizados para fins domésticos, não sofre o processo de oxidação, justamente pela presença de dois elementos de liga: Cromo (Cr) e o Níquel (Ni).

Este tipo de aço tem a preferência na indústria de talheres e itens domésticos (cozinha) justamente pela facilidade de limpeza, baixa manutenção e redução no risco de contaminação de alimentos, já que não há oxidação que possa provocar a ferrugem.

Não tenho a intenção de, com o exposto acima, apresentar vantagens ou desvantagens entre os dois tipos de aço utilizados na confecção de facas.

Em resumo, ambos têm suas características nos processos de fabricação, usabilidade e vai da preferência de cada um no emprego destas matérias primas em suas peças.

OBSERVAÇÃO: As facas apresentadas neste vídeo não estão à venda, pois fazem parte do acervo pessoal.

Neste vídeo você viu o que fazer para a faca não enferrujar.

===============================================
👉 INSCREVA-SE e ative as notificações para receber as novidades
Grande abraço a todos, com desejo de felicidades e sucesso!!!
✅ CURTA – COMENTE – COMPARTILHE

Loading comments...