Colônias Capichabas em 1871

1 year ago
9

Rio-Novo — Esta colonia, situada na provincia do Espirito-Santo, foi transferida ao Estado pela associação que a estabeleceu. Pouco desenvolvimento tem tido, o que em parte se deve no inconveniente da collocação e em parte ao máo systema que presidio sua organigação.

O governo, reconhecendo por experiencia os obstaculos que não permittem esperar bons resultados deste estabelecimento emquanto estiver sob os regulamentos coloniaes tem em vista emancipa-lo apenas estejão satisfeitas algumas necessidades, cujo provimento é indispensavel antes da adopção de semelhante medida.

Afim de preparar a colonia para isso, foi enviado o engenheiro Mengel Barata Góes no caracter de seu director.
A população da colonia é assim classificada : sexo
masculino 456, feminino 403 ; total 859. religião, catholicos 799, protestantes 60.
A producçao agricola da colonia consta principalmente de café e cereaes; sua exportação durante o anno passado foi no valor de 27:750$ e a importação no de 21:397$000.

Santa Leopoldina — Situada a 6 leguas da cidade da Victoria, nas proximidades das freguezias de Vianna, Cariacica e Mangarahy, goza de clima salubre e temperado, pois que acha-se collocada a 2,000 pés acima do nivel do mar.

O numero de seus habitantes eleva-se a 2.026, formando 411 familias, a maior parte Pomeranios, Tyroletezes e Hollandezes, os quaes dedicão-se principalmente á cultura do café, cercaes e outros generos de consumo local.

A população está assim classificada : sexo masculino 1,029, dito feminino 997 ; total 426.
Dous terços da população protesa a religião reformada, os outros são catholicos. Na colonia tem prosperado a creação de aves e gados de diversas especies.
Sua exportação foi de 104:817$008.

O presidente da provincia, autorisado pelo aviso de
19 do Setembro de 1870, contratou com João Maria Moussier, em 22 de Fevereiro deste anno, a fundação de uma colonia no termo de Linhares.

As clausulas do contrato fotão: meia legua de terras já medidas e demarcadas, situadas no lugar denominado S. João, á margem do rio Doce e ao preço de meio real a braça quadrada, além das despezas de medição; prazo de 5 annos para o pagamento em duas prestações, vencendo-se a primeira no fim do 30 e a outra no 5o anno.

O contratante obrigou-se a importar e estabelecer nessas terras 10 familias de immigrantes, sem onus nem obrigação para o governo.

Mucury — Em Junho do anno proximo passado existião nos diversos nucleos coloniaes do Mucury 650 pessoas, distribuidas em 149 fogos, sendo do sexo masculino 322 e do feminino 329.

A maioria dessa população dedica-se á lavoura ; e poucos são os colonos que exercem oficios mecanicos. Achão-se em permanente cultura 6,806,250 metros quadrados de terras.

As plantações consistem em cereaes, café, cannag de agsucar e fumo. A lavoura do café é a que mais promette, pela sua excellente qualidade. Não só pela fertilidade do solo, como pela benignidade do clima, os estabelecimentos coloniaes de Mucury gozarão maior prosperidade, se não lhes faltassem meios para prompta e facil exportação dos productos da lavoura.

Na região de Mucury, além do numero de colonos, a que já me referi, calcula-se em mais de 6,000 almas a população nacional, não incluindo escravos e trabalhadores adventicios, que periodicamente concorrem ao corte e extracção de madeiras, commercio de sal e generos alimenticios, etc.

A exportação do Mucury no exercicio de 1869 a 1870 foi de 380$000 em madeiras, café, generos alimentares e couros. A importação consistio em sal e outras mercadorias no valor de 101:600$.

Nota-se, porém, grande diminuição nos algarismos do commercio de transito, comparando esse exercicio com o de 1860 a 1861.
Neste computou-se o respectivo valor em 2

Loading comments...