História e oração a SÃO LUCAS

1 year ago
53

São Lucas foi o autor do terceiro evangelho e do livro dos Atos dos Apóstolos, seus textos são os de maior expressão literária no Novo Testamento.
Natural da Síria, nasceu no século I da Era Cristã.
Por seus escritos acredita-se que pertencia a uma família culta e abastada, tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico.
Introduzido na fé por volta dos 40 anos, ele não conheceu Jesus pessoalmente mas sim através dos apóstolos.
Foi discípulo dos apóstolos de Jerusalém e depois de São Paulo, do qual se tornou inseparável e fiel companheiro de missão. Ambos fizeram várias viagens apostólicas, tornando-se um dos primeiros missionários do mundo greco-romano.
Por duas vezes São Paulo esteve preso em Roma e nos dois cativeiros São Lucas esteve com ele, o qual era considerado “médico amado”, ajudando-o no seu apostolado, consolando-o nos seus trabalhos, atendendo e curando com solicitude nos seus padecimentos corporais. No segundo cativeiro, no ano 67, pouco antes do martírio, São Paulo escreve a Timóteo que “Lucas é o único companheiro” na sua prisão, os outros tinham-no abandonado.
Após a morte de São Paulo, Lucas partiu como missionário a pregar o Evangelho no sul da Europa, nas regiões da Gália (atual França), Itália, Macedônia e Dalmácia. Criou comunidades e formou discípulos como aprendera com seu grande mestre, São Paulo.
Seus escritos sugerem que ele tenha visitado a Virgem Maria para coletar as informações que inseriu em seus escritos.
Tornou-se excepcional para a vida da Igreja por ter sido dócil ao Espírito Santo, que o capacitou com o carisma da inspiração e da vivência comunitária, resultando no Evangelho segundo Lucas e na primeira história da Igreja, conhecida como Atos dos Apóstolos.
São Lucas permaneceu firme no Senhor até o fim de sua vida. Ele viveu solteiro, sem filhos e faleceu aos 84 anos, terminando sua vida com o martírio e “repleto do Espirito Santo”.
São Lucas foi martirizado em Patras, Grécia, por causa de sua pregação do Evangelho. Deu a vida por causa de Jesus Cristo. Derramou seu sangue por causa do Evangelho que ele imortalizou em seus escritos.
São Lucas, cujo nome significa “portador de Luz”, é padroeiro dos médicos e dos pintores e é comemorado em 18 de outubro.

Os símbolos na imagem de São Lucas nos falam muito sobre sua vida e sua obra.
A pena e o livro nas mãos de São Lucas simbolizam os escritos de sua autoria no Novo Testamento.
Nas representações artísticas de São Lucas sempre colocam a seu lado a figura de um boi que, às vezes, aparece com asas, esta imagem simboliza o sacrifício de Cristo, tão bem enfatizado no Evangelho de Lucas, e este animal era o mais alto sacrifício oferecido no Templo de Jerusalém. O boi também é símbolo da paciência, da força e do serviço, virtudes demonstradas pela vida e pela obra de São Lucas.

O Evangelho de São Lucas divide-se:
1. A atividade de Jesus na Galileia (3-9,50)
2. O caminho para Jerusalém (10-18)
3. Jesus em Jerusalém: paixão e morte, ressurreição.
No “caminho para Jerusalém”, Lucas insere um grande conjunto de textos, principalmente palavras de Jesus, que não se encontram nos demais evangelhos.
Lucas é o evangelista que mais fala sobre a Virgem Maria, traça uma biografia da Virgem, ele foi quem mais longamente nos contou a sua vida e nos descobriu o seu Coração, e fala da infância de Jesus, Seus relatos narram a vida do menino Jesus desde a sua concepção no seio da Virgem Maria até o tempo em que o menino completou 12 anos. Esta parte de seu Evangelho é chamada de “Evangelho da Infância”. Traz também os segredos da anunciação, da Visitação do Natal.
Encontramos o Cristo, amor universal, que se revela a todos. Ele ressalta os aspectos mais destacados da personalidade de Jesus: o amor, sua delicadeza e compaixão pelos pobres, as crianças, as mulheres, os pecadores, ressalta a piedade, a oração, a alegria nascida da fé e a ação do Espírito Santo.
Lucas também menciona as mulheres que assistiam Jesus no seu ministério (8,1-3) e diferente de todos os outros evangelistas São Lucas descreve um Jesus que se preocupa com o cuidado e a salvação das mulheres.
O livro dos Atos dos Apóstolos é considerado uma sequência do Evangelho de Lucas, é um livro importantíssimo, pois narra os acontecimentos maravilhosos do começo do cristianismo.
Nos Atos dos Apóstolos, que poderia também se chamar Atos do Espírito Santo, deparamos com a ascensão do Cristo, que promete o batismo no Espírito Santo, fato que se cumpre no dia de Pentecostes, e é inaugurada a Igreja, que desde então vem evangelizando com coragem, ousadia e amor incansável todos os povos.
-
Inscreva-se: encurtador.com.br/tIL48
COMPARTILHE: https://www.youtube.com/c/LuzeSabedoria
-
ASSISTA, COMENTE e COMPARTILHE também:
• SALMOS - Salmos da Bíblia Sagrada
https://www.youtube.com/playlist?list=PLECJHHUlUALkcz97tq4T12O-0xskRolmn

• ORAÇÕES e PRECES
https://www.youtube.com/playlist?list=PLECJHHUlUALnkwAHqxNOrXCsnNHotf6D4

#sãolucas
#oraçaodecura
#luzesabedoria
#stanvictorcichon

Loading comments...