Salazar: uma antologia

1 year ago
110

Apresento um conteúdo selecionado e uniformizado sobre a obra política resumida de António de Oliveira Salazar, homem-forte de Portugal durante cerca de 40 anos, inicialmente como Ministro das Finanças e depois como Primeiro-Ministro. Nascido pobre, recebeu uma criação católica conservadora e fez carreira como professor de Economia na Universidade de Coimbra. Entrou na política portuguesa em 1926, de onde nunca saiu. Uma pessoa honesta que liderou seu país na defesa dos interesses do seu povo durante tempos difíceis. Todas fontes audiovisuais utilizadas nesta compilação estão listadas na sua conclusão.

Índice do vídeo:

00:00:27

"O legado de Salazar"

Discussão entre participantes do painel de conclusão do concurso "Os Grandes Portugueses" da RTP1 de 2007. Jaime Nogueira Pinto, na condição de defensor de Salazar, expõe as qualidades de sua pessoa pública que julga principais em sua história. Sob protestos dos representantes dos candidatos de esquerda, Salazar ganharia a votação do programa realizada por telefone com mais de 40% dos votos.

00:01:50

"Dinheiros públicos"

Trecho de fala do político de esquerda Mário Soares, durante evento em memória do período ditatorial português em 2014. Preso 12 vezes durante o Estado Novo, foi eleito presidente e primeiro-ministro pelo Partido Socialista após a Revolução dos Cravos. Mesmo assim, ele reconhece sua honestidade administrativa e questiona a validade do rótulo de "fascista" quando aplicado a Salazar.

00:02:29

Trechos selecionados do episódio do "RTP Memória" dedicado a Salazar em 1998.
Completo: www.youtube.com/watch?v=GCz0n3sGTXE

00:05:11

"Tudo pela Nação"

Discurso de 1949 na ocasião da conferência da União Nacional. Um testemunho pessoal do amor de Salazar por Portugal e seu povo e uma lição de patriotismo e oratória.

00:11:14

"Ultramar não está à venda"

Discurso gravado de 12 de agosto de 1963 sobre a situação da Guerra do Ultramar na África e a recente anexação de Goa pela Índia. Salazar expõe as confabulações e traições contra Portugal pelas potências estrangeiras objetivando explorar suas colônias após a independência.

00:23:53

"Angola é nossa"

Trechos de documentário sobre o apoio ao governo de Salazar resultante do discurso anterior de 12 de agosto, culminando numa manifestação na Praça do Comércio em Lisboa.

00:27:52

"Orgulhamente sós"

Discurso gravado de 18 de fevereiro de 1965 sobre o andamento da Guerra do Ultramar e a resistência de Portugal contra a comunidade internacional e as pressões da ONU.

00:31:44

Trechos selecionados do episódio da série "Os Grandes Portugueses" da RTP1 de 2007 dedicado a Salazar. Apresentação e condução do Jaime Nogueira Pinto.
Completo: www.youtube.com/watch?v=E4pvIg6Csoc

00:47:03

"Um ditador santo"

Entrevista de 2012 com José Hermano Saraiva, Ministro de Educação do governo de Marcello Caetano, sobre sua controversa defesa do regime de Salazar, quem define como sendo um DITADOR SANTO.

_____________________________
(todas referências em 00:46:11)

Loading comments...