SAP SYSTEM - HOW TO CREATE AND MAKE AVAILABLE NEW REPORTS FOR COMPANY USERS?

1 year ago
8

Fala pessoal que quer aprender coisas novas
Hoje vou mostrar para vocês como criar um relatório no SAP com informações de mais de uma tabela diferente e como disponibilizar esse relatório para outros usuários do seu sistema, que é a parte mais importante.
Lembrando que estamos falando de relatórios possíveis e não de inventados nas cabecinhas brilhantes e criativas que querem o mundo em um único relatório.
Todo relatório precisa ter uma informação que faz link entre tabelas, por exemplo código da planta que tenha nas 2 ou mais tabelas.
Mas como eu sei qual tabela que está a informação que eu desejo? Simples, você vai até o campo que você quer coletar a informação e aperta F1. Irá abrir uma janela que vai explicar o que é aquele campo e o que significa aquele campo para o sistema. Dando um click no botão Informação Técnica, que seriam o desenho de martelo e chave, você irá descobrir qual é a tabela que contém aquela informação (Table name) e qual o nome do campo técnico que contem esse dado (Field Name). Uma informação importante é que a tabela para poder se montar relatório precisa ser uma “tabela Transparente”.
Contendo as informações de tabela e campo, podemos iniciar a montagem e teste do relatório.
Como exemplo, eu vou criar um relatório que contenha praticamente todos os campos da Master Data do material (MM03) que contem relação com a Planta do material. Quando olhamos a MM03, temos as tabelas MARA, MARC, MBEW e MVKE.
Para criar o relatório, utilizamos a transação SQVI. Entramos com um nome para nosso relatório e clicamos em Create, então colocamos um título para nosso relatório. Na opção Data Source, escolhemos a opção “Table Join” e aceitamos. O passo seguinte é iniciar a seleção das tabelas que vamos unir para formar nosso relatório final, então clicamos nesse botão “Insert Table” e digitamos o nome da nossa tabela, por exemplo MARA. Veja que quando aceitamos, a tabela aparece na tela. Vamos novamente no mesmo botão Insert Table e adicionamos a seguinte tabela, ex MARC e assim sucessivamente, até ter todas as tabelas desejadas. Muito importante nessa etapa, Quanto MAIS tabela, MAIS difícil o relatório ter êxito, então as vezes é melhor se montar 2 relatórios e usar um excel para uni-los.
Veja que em minha seleção, a informação básica que liga os relatórios é o Código do Material.
Se tiver alguma tabela que não está consistente, é possível selecionar a mesma e clicar na lixeira para remover ela da seleção. Veja a diferença se eu colocar primeiro a tabela MVKE e depois a tabela MBEW. Será criado 2 links, o que pode trazer um problema no relatório final, então é sempre importante montar a sequencia da melhor maneira possível, para se ter pouco links.
Ao terminar a adição das tabelas, clicamos no botão de Voltar, e iremos para a parte onde vamos selecionar as informações de Seleção e as informações visíveis no relatório. Lembrar que relatórios não podem ser infinitos, pois existe uma limitação de numero de colunas. As vezes com muitas informações, o relatório sai com mais de 1 linha, ficando ruim para extrair e utilizar.
A seleção das informações podem ser feitas de 2 modos, tabela por tabela, usando a opção na direita ou campo por campo, utilizando a opção da esquerda e as abas. Particularmente, acho que tabela por tabela é mais simples, mas ai é decisão final de cada um.
Iniciamos selecionando qual informação quero colocar na tela iniciar, para fazer filtros e qual informação quero colocar no relatório. Podemos utilizar a informação da tabela e campo para buscar a informação que desejamos, utilizando o binóculos também.
Ao finalizar a montagem do relatório temos que testar, para ver se será possível ter todas as informações que queremos no mesmo relatório, então apenas clicamos em Executar. Quando abrir a nova tela, vamos poder ver a seleção que foi feita por nós para filtrar, e adicionando alguns dados e executarmos, temos nosso relatório final (se funcionar corretamente). Se tudo funcionar corretamente, basta salvar e terá o seu relatório criado.
A Segunda parte é disponibilizar esse relatório criado via SQVI para todas as pessoas que desejarem ter a informação. Para isso, utilizamos a transação SQ03 e selecionamos a Query Area “Standard” via Environment e Selecionamos ou criamos o Grupo onde vamos alocar esse relatório. Nessa mesma transação podemos dar acesso aos usuários que poderão ver o relatório, clicando em “Assign users and InfoSetes”.
A próxima etapa seria ir na transação SQ01 para criar a Query e o InfoSet, então vamos na opção Query – Convert Quickview e adicionamos o nosso relatório criado anteriormente e entramos no quadro com o nome da query e o nome da infoset que podem ser os mesmos nomes usados anteriormente. Assim que carregado, apenas testar clicando no botão executar e esta pronto para o uso de todos.

Loading comments...