Premium Only Content

Programa Lendo e Comentando (#15) - Viagem Espírita em 1862
Trecho estudado:
Entretanto, não se deve crer que um benefício que permanece estéril na Terra seja sempre improdutivo; muitas vezes é um grão semeado que só germina na vida futura do beneficiado. Várias vezes já observamos Espíritos, ingratos como homens, serem tocados, como Espíritos, pelo bem que lhes haviam feito, e essa lembrança, despertando neles bons pensamentos, facilita-lhes o caminho do bem e do arrependimento, contribuindo para abreviar-lhes os sofrimentos. Só o Espiritismo poderia revelar este resultado da beneficência; só a ele estava dado, pelas comunicações de além-túmulo, mostrar o lado caridoso desta máxima: Um benefício jamais é perdido, em lugar do sentido egoísta que lhe atribuem. Mas, voltemos ao que nos concerne.
Pondo de lado qualquer questão pessoal, tenho adversários naturais nos inimigos do Espiritismo. Não penseis que me lastime: longe disto! Quanto maior é a animosidade deles, tanto mais ela comprova a importância que a Doutrina assume aos seus olhos; se fosse uma coisa sem consequência, uma dessas utopias que já nascem inviáveis, não lhe prestariam atenção, nem a mim. Não vedes escritos muito mais hostis que os meus quanto aos preconceitos, e nos quais as expressões não são mais moderadas do que a ousadia dos pensamentos, sem que, no entanto, digam uma única palavra? Dar-se-ia o mesmo com as doutrinas que procuro difundir, se permanecessem restritas às folhas de um livro. Mas, o que pode parecer mais surpreendente, é que eu tenha adversários, mesmo entre os adeptos do Espiritismo. Ora, é aqui que uma explicação se faz necessária.
Entre os que adotam as ideias espíritas, há, como sabeis, três categorias bem distintas:
1ª)) - Os que creem pura e simplesmente nos fenômenos das manifestações, mas que não lhes deduzem nenhuma consequência moral;
2ª) - Os que veem o lado moral, mas o aplicam aos outros e não a si próprios;
3ª) - Os que aceitam para si mesmos todas as consequências da Doutrina, e que praticam ou se esforçam por praticar a sua moral.
Estes, vós bem o sabeis, são os verdadeiros espíritas, os espíritas cristãos. Esta distinção é importante, porque explica bem as anomalias aparentes. Sem isso seria difícil compreender-se a conduta de certas pessoas. Ora, o que reza esta moral? Amai-vos uns aos outros; perdoai aos vossos inimigos; retribuí o mal com o bem; não tenhais ódio, nem rancor, nem animosidade, nem inveja, nem ciúme; sede severos para convosco mesmos e indulgentes para com os outros. Tais devem ser os sentimentos de um verdadeiro espírita, daquele que vê o fundo e não a forma, que põe o Espírito acima da matéria; este pode ter inimigos, mas não é inimigo de ninguém, pois não deseja o mal a ninguém e, com mais forte razão, não procura fazer o mal a quem quer que seja.
Envie um email para artur.azeved@gmail.com e solicite nosso primeiro livro "Ramatis, Sábio ou Pseudo-Sábio?" autografado por R$25,00 (Frete Grátis), recebendo também a versão digital em PDF de nossa segunda obra "Espiritismo x Ramatisismo" via e-mail.
Adquira o livro "Espiritismo vs Ramatisismo" (versão impressa): https://loja.uiclap.com/titulo/ua18903/
Adquira a obra "O Espiritismo perante seus Inimigos e Desafios Contemporâneos": https://clubedeautores.com.br/livro/o-espiritismo-perante-seus-inimigos-e-desafios-contemporaneos
Encomende nossa terceira obra "Atlântida, o Mito em uma Perspectiva Espírita e Científica" para recebimento em fevereiro seguindo as orientações contidas em nosso site:
Leia nossos artigos no site acima e fique por dentro dos rumos do movimento espírita e algumas questões controversas.
-
LIVE
Anthony Pompliano
2 hours agoWhy Isn’t Bitcoin $150K If Everyone’s Buying?
11,452 watching -
58:07
BonginoReport
2 hours agoCollege Campuses are Cesspools of Violence, Hatred and Division - w/ Hayley Caronia (Ep.42)
33.3K26 -
LIVE
StoneMountain64
6 hours agoWildest Warzone CUSTOM Games
342 watching -
LIVE
Robert Gouveia
2 hours agoSupreme Court VICTORY! Trump CELEBRATES! Diddy's Trial Strategy!
2,200 watching -
LIVE
Geeks + Gamers
1 hour agoTuesday Night's Main Event
346 watching -
LIVE
LFA TV
7 hours agoMerz Will Not Be Germany’s Strongman | TRUMPET DAILY 5.6.25 7PM
178 watching -
1:13:58
Kim Iversen
4 hours agoWhat Happens When We Die?—What I Saw Changed Everything | Stephen Weber's Near-Death Journey
74.3K36 -
1:29:12
Redacted News
3 hours agoWhy is Ukraine ramping up MASSIVE attacks on civilians as U.S. sends more weapons to Kiev | Redacted
62.8K81 -
LIVE
The Nima Yamini Show
4 hours agoTwo Jews Debate Zionism… And It Gets Heated
198 watching -
LIVE
Wayne Allyn Root | The Root Reaction
1 hour agoThe Root Reaction LIVE | 6 May 2025
308 watching