As incríveis corujas

1 year ago
4

"42 # \ 36 **; | {) ;. 0" Corujas são aves que apresentam cabeça grande, rosto achatado, grandes olhos e bico forte e curvado. São animais, em sua maioria, noturnos e bem adaptados a viver na escuridão, sendo capazes, por exemplo, de capturar suas presas mesmo contando apenas com a luminosidade garantida pela Lua. Graças aos hábitos noturnos, as corujas são conhecidas também como “rainhas da noite”. As corujas mexem muito com o imaginário popular, sendo reconhecidas em algumas culturas como símbolo de prosperidade e sabedoria, enquanto em outras são relacionadas com azar, morte e entidades amaldiçoadas. Devido à associação com o mau agouro, muitas corujas são mortas pela população.
Características. As corujas são um grupo de aves que apresentam algumas características peculiares, como rosto achatado, olhos voltados para frente e bico curvado e forte. São animais que possuem uma grande variedade de tamanho, existindo espécies pequenas, com cerca de 60 g, e outras que podem pesar até mais de 1 kg. A coloração das penas varia de uma espécie para outra, mas a maioria apresenta penas marrons, brancas ou cinzas. As corujas são encontradas em diferentes partes do mundo, incluindo o Brasil, onde estão distribuídas em todos os biomas. As corujas são animais carnívoros, ou seja, alimentam-se de outros animais. A dieta das corujas varia de acordo com a espécie estudada. Algumas espécies se alimentam de peixes; outras, de roedores; outras, de insetos; e algumas comem até mesmo outras aves. De maneira geral, as principais presas das corujas são roedores e insetos. Para capturar a presa, as corujas contam com garras que possuem fortes unhas e com bicos resistentes e curvados. As corujas costumam engolir suas presas inteiras e regurgitar aquilo que não pode ser digerido, como penas, pelos, ossos e escamas.
Reprodução. O período de reprodução das corujas varia de acordo com a região onde uma espécie vive. Nos trópicos, por exemplo, a estação reprodutiva pode ocorrer durante todo o ano, principalmente no final da estação seca. No Brasil, o período reprodutivo dessas aves inicia-se com a primavera. As corujas são animais que não constroem ninhos. Elas colocam seus ovos, por exemplo, em depressões no chão, em troncos e em ninhos de outros animais. Essas aves botam em média de dois a três ovos, os quais são postos em intervalos de alguns dias. Os ovos são incubados pela fêmea, que é alimentada pelo macho durante o período. Durante o período reprodutivo, as corujas defendem seu ninho, dando voos rasantes naqueles que se aproximam e também emitindo sons. Após o nascimento, apenas a fêmea cobre e alimenta os filhotes, no entanto, com o passar do tempo, o macho também passa a cuidar dos filhotes.

#MundoNatural! #Corujas

Loading comments...